Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Livro relata a experiência de construção do modelo gerencial do MPDFT

MPDFT

Menu
<

A trajetória da implantação da Gestão por Competência no MPDFT foi transformada no livro "Gestão por competências no MPDFT: conceitos, metodologias e experiências dos ramos do MPU", lançado nessa quarta-feira, dia 11. A publicação tem a coautoria de integrantes dos demais ramos do MPU – MPF, MPT e MPM – e relata as metodologias e técnicas empregadas pelo Escritório de Gestão por Competência (GCom) na elaboração de um modelo de gestão por competência na Instituição.

Durante a cerimônia de lançamento, a assessora de Políticas Institucionais Ana Luiza Lobo ressaltou que o livro relata a caminhada do MPDFT na implementação do modelo, que classificou como "um trabalho fundamental para a aproximação com a sociedade e para a profissionalização da gestão". O procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, parabenizou a ex-procuradora-geral de Justiça Eunice Carvalhido, que iniciou o Projeto Competência, e destacou a importância de os gestores darem continuidade aos bons projetos iniciados em gestões anteriores.

A coordenadora do GCom, professora Maria Júlia Pantoja, explicou que a gestão por competências é importante para criar mais significado para as pessoas no ambiente de trabalho, de modo que elas possam identificar as competências adequadas para compatibilizar seus potenciais com as necessidades da Instituição, o que evitaria um processo de desconexão.

Participou do lançamento o diretor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, professor Sandro Bergue. Ele elogiou a decisão do MPDFT em construir um modelo próprio internamente, em vez da contratação de uma consultoria. Ressaltou, ainda a importância de disseminar a experiência do MPDFT o máximo possível, compartilhando-a com os outros ramos do MPU, com os Ministérios Públicos Estaduais e com outros órgãos da Administração Pública.

Também compôs o debate o assessor de Políticas Institucionais Moacyr Rey Filho, que ressaltou que a profissionalização da gestão implica em uma mudança cultural na organização.

Compareceram à solenidade representantes do MPT, do MPF, do MPM e de diversos órgãos da Administração Pública. Os convidados puderam levar para casa um exemplar da publicação, que está disponível, em versão digital, aqui.

Histórico

O embrião da gestão por competências com foco nas pessoas iniciou-se no MPDFT em 2010, de forma intuitiva, na gestão da procuradora-geral de Justiça Eunice Carvalhido. Em 2013, com a edição do Acórdão nº 3023, de 30 de outubro de 2013, do Tribunal de Contas da União, surgiu a recomendação de que os Ministérios Públicos estabelecessem objetivos estratégicos voltados à gestão de pessoas. No ano seguinte, o GCom foi criado.

A gestão por competências no MDPFT identificou as competências comuns necessárias a todos os integrantes da Casa: orientação para resultados, atendimento ao público, comunicação e integração. Desde sua implementação, no início de 2014, o Escritório ouviu mais de 500 integrantes da Instituição em todas as unidades administrativas.

 

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
 

.: voltar :.