Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Seminário discute violência física e psicológica contra crianças e adolescentes

MPDFT

Menu
<
A PSeminário Ceilandia romotoria de Justiça de Ceilândia realizou nesta sexta-feira, dia 16, seminário para discutir a violência física e psicológica contra crianças e adolescentes. O evento se estendeu durante todo o dia e contou com a participação de profissionais e agentes sociais especialistas na área. A iniciativa visa oferecer à população espaço de discussão e aprendizado sobre o tema, além de promover a interlocução entre as ações do Ministério Público e das instituições que atuam na localidade.
 
Durante abertura do evento, o procurador-geral de Justiça do Distrito federal e Territórios, Leonardo Bessa, avaliou a importância da prevenção em casos de violência que envolvam crianças e adolescentes. “É preciso refletir sobre as consequências da agressão a um indivíduo em formação. Impedir que esses casos aconteçam não só evita a judicialização dessas questões como quebra o ciclo de violência e contribui para a formação de pessoas capazes de participar de uma sociedade mais justa e solidária”, disse.
 
No período da manhã, os participantes acompanharam a palestra proferida pelo professor e pesquisador Benedito Rodrigues dos Santos, que abordou as causas desse tipo de violência, as questões de gênero e etnia, entre outros temas. Em seguida, foi composta mesa-redonda com a participação dos promotores de Justiça Luciana Ásper, Anderson Pereira de Andrade e Tatiana Meireles. A proposta foi discutir a atribuição da Justiça na proteção das vítimas.
 
Para o promotor de Justiça Irênio da Silva Moreira, a violência contra crianças e adolescentes ainda apresenta desafios e é um tema sensível à sociedade. “Vivemos no século 21, contamos com leis que reprimem essas ações, mas ainda temos uma forte cultura de aceitação dessa violência no âmbito familiar. Ainda existe a ideia de que agredir uma criança ou um jovem é algo natural”, destacou.
 
Também participaram da abertura do seminário, o coordenador dos Núcleos de Direitos Humanos do MPDFT, Thiago Pierobom, e a subsecretária de Estado para Políticas das Crianças, Adolescentes e Juventude do DF, Perla Ribeiro.
 
10 Medidas contra a Corrupção
 
Durante todo o evento, foi disponibilizado espaço para divulgação, distribuição de material e coleta de assinaturas para a campanha “10 Medidas contra a Corrupção”. A iniciativa tem como objetivo arrecadar 1,5 milhão de assinaturas de cidadãos para apresentar as medidas como projetos de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional, iniciando o processo para que se tornem lei. Já foram arrecadadas mais de 400 mil assinaturas. Proporcionalmente ao número de eleitores, o DF é o ente que mais colaborou com a campanha, com cerca de 28 mil assinaturas. Quem quiser aderir à campanha pode acessar o site do MPDFT e imprimir o kit de assinaturas.
.: voltar :.