Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Universitários são convidados a se engajar na Campanha "10 Medidas contra a Corrupção"

Estudantes de faculdades particulares do DF foram convidados a se engajar na coleta de assinaturas para a Campanha “10 Medidas contra a Corrupção”. Na noite dessa quarta-feira, dia 27, eles compareceram à Sede do MPDFT para conhecer melhor a iniciativa. Na ocasião, a procuradora distrital dos Direitos do Cidadão Maria Rosynete Oliveira e a promotora de Justiça Luciana Asper proferiram a  palestra sobre os efeitos da corrupção para o Brasil e explicaram como contribuir com a Campanha.

A promotora ressaltou que as investigações da Operação Lava Jato abriram uma janela de oportunidade para que a sociedade se interesse mais pelo destino do dinheiro público. Por isso, o momento é propício para a Campanha. Segundo ela, anualmente, no Brasil, são desviados cerca de R$ 200 bilhões em atos de corrupção. “Se vocês se convencerem de que merecemos um Brasil mais justo, essa reunião terá valido a pena. A oportunidade é agora, mas o trabalho precisa ser feito com determinação por cada um de nós. O engajamento efetivo da sociedade é o único remédio para o câncer da corrupção”, alertou.

As mudanças legislativas propostas visam a aumentar o risco de cometer atos de corrupção, intimidando realmente os agentes. Visa ainda a recuperação eficaz do dinheiro desviado e, com isso, romper o sistema impunidade que existe no Brasil no que toca os chamados crimes de colarinho branco.

Os estudantes receberam material gráfico e listas de apoiamento para montarem pontos de recolhimento de assinaturas nas faculdades. O objetivo da Campanha, além de coletar 1,5 milhão de assinaturas para apresentar projetos de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional, é provocar o debate e o engajamento popular. As “10 Medidas contra a Corrupção” foram elaboradas por integrantes do Ministério Público Federal, reunindo a experiência de trabalho no combate à corrupção e o estudo do direito comparado com outros países. As mudanças legislativas propostas visam a aumentar o risco de cometer atos de corrupção e à redução da impunidade.

Confira quais são as 10 Medidas propostas.

Baixe o kit e a ficha de assinaturas aqui.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial