Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Encontro Repensar reúne representantes de diversos MPs para refletir sobre os rumos da Instituição

MPDFT

Menu
<

A primeira edição do Encontro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com os Ministérios Públicos brasileiros – Repensando o Ministério Público como Agente de Transformação Social reuniu membros de todo o Ministério Público Brasileiro nesta sexta-feira, dia 14, em Brasília. O evento, realizado pelo CNMP em parceria com o MPDFT, integra o programa Ação Nacional – Multiplicando Estratégias, que tem como objetivo ampliar projetos desenvolvidos pelos Ministérios Públicos do país. O Projeto Repensar, desenvolvido em 2014 pelo MPDFT, foi uma das ações multiplicadoras escolhidas pelo CNMP.

Durante a abertura, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, observou que o Ministério Público está tendo oportunidade de reconstruir a atuação institucional, especialmente com o reconhecimento da atribuição do MP no poder investigatório. “Temos que nos questionar se estamos sabendo ver e ouvir; deixar de ser reativos para ser propositivos”, alertou.

O presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Fábio George Cruz da Nóbrega, destacou que o Ministério Público deverá “repensar, reinventar, refletir sobre como podemos cumprir a nossa missão, dependendo cada vez menos da atuação judicial e utilizando o diálogo”.

Já o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Bessa, explicou os resultados que o “Repensar” gerou no MPDFT. “Dessa primeira iniciativa, surgiram propostas que agora estão consolidadas e têm servido para respaldar ações importantes ao crescimento institucional. Graças à sensibilidade do CNMP, o projeto adquire agora alcance nacional”, destacou.

Seguindo os mesmos moldes da edição de 2014, a iniciativa foi idealizada para proporcionar reflexão sobre o papel da Instituição na sociedade e sobre fatores que influenciam o cumprimento da missão constitucional no Ministério Público. No período da manhã, os membros debateram aspectos relevantes ao desenvolvimento do Ministério Público, assim como a atuação da Instituição em temas sensíveis à sociedade, como estratégias para a quebra no ciclo da pobreza e a prestação de serviços de saúde e educação à população. Discussões e atividade em grupo foram propostas e coordenadas por Oscar Motomura, sócio-fundador do Instituto Amana-Key, especializado em estratégias de liderança e uma das referências mundiais na área.

O período da tarde foi pautado pela reflexão sobre a motivação dos integrantes do Ministério Público. Para Motomura, a fonte de motivação deve estar no propósito da organização. “Seria muito triste daqui a alguns anos, vocês olharem para trás e perceberem que deixaram passar uma enorme oportunidade de fazer algo pelo País”, recordou.

Além disso, o evento foi pautado por iniciativas estruturantes que possam garantir o alto padrão de atuação do MP ao longo do tempo. Os participantes foram convidados a sugerir ações e atitudes que consideravam as mais relevantes para a Instituição e a sociedade. O material será compilado e enviado aos participantes para servir como ponto de partida para ampliar o debate em cada unidade do MP.

 

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
 

.: voltar :.