Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Uma lição de cidadania: terceirizados do MPDFT concluem curso de alfabetização

MPDFT

Menu
<

Foto materia vivendo aprendendoO analfabetismo parece uma realidade distante. Mas, às vezes, está ao nosso lado. A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) percebeu que muitos terceirizados do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) se encontravam nessa situação. Foi assim que surgiu o projeto Vivendo e Aprendendo. Na próxima terça-feira, dia 19, às 14h, no auditório da Sede, 33 pessoas vão escrever, literalmente, uma nova história.

Os terceirizados enfrentaram o desafio de aprender tardiamente a ler e a escrever e, agora, comemoram essa vitória com a merecida certificação. As aulas foram ministradas por servidores do MPDFT em três turmas distintas. Foram oito meses de aula. Idealizado pela promotora de Justiça Márcia Pereira da Rocha, da Proeduc, o projeto tem como objetivo devolver aos terceirizados analfabetos ou semianalfabetos do MPDFT a cidadania que lhes foi retirada ao passarem pela idade escolar sem frequentar uma sala de aula.

“Este é um momento ímpar dentro da nossa Instituição, porque esses alunos adquiriram aqui instrumentos para exercer a cidadania. O projeto tira da invisibilidade pessoas que não enxergávamos. Nós fizemos a diferença na vida dessas pessoas. Foi incrível o que aconteceu aqui. Eles resgataram a autoestima perante eles próprios e perante a sociedade e podem dizer que são todos vitoriosos”, comemorou a promotora de Justiça Márcia da Rocha.

O projeto foi finalista na categoria Comunicação e Relacionamento no 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, realizado em outubro de 2014. Segundo a servidora Conceição Alves, uma das alfabetizadoras voluntárias, o Vivendo e Aprendendo é um bom exemplo a ser seguido. “Foi fascinante chegar ao final do curso e ver o crescimento de quem participou e o entusiasmo demonstrado por eles. Já me voluntariei para participar das próximas edições”, afirmou.

Serviço

Evento: Formatura do projeto Vivendo e Aprendendo
Local: Auditório do MPDFT
Dia e hora: 19 de maio, às 14h

Leia Mais

MPDFT é premiado por uma das melhores práticas contra violência

 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.