Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Palestras discutem violação da dignidade sexual de crianças e adolescentes na era digital

MPDFT

Menu
<

Rompa o silêncio. Aumente o conhecimento sobre a temática. Amplie a capacidade de enfrentamento à violência

Estão abertas, até o dia 7/5, as inscrições para o ciclo de palestras Enfrentamento às Novas Formas de Violação à Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes na Era Digital. O evento será realizado no dia 12/5, das 8h15 às 12h, no auditório do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Para participar, os interessados podem se inscrever pelo endereço eletrônico: www.mpdft.mp.br/site/inscricoes. Estão disponíveis 300 vagas para o público externo.

Além das formas de prevenção, serão debatidos temas como segurança na internet e sexting – divulgação de conteúdo erótico e sensual por meio de mensagens no celular. O ciclo de palestras é promovido pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Nevesca) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

O coordenador do Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT, promotor de Justiça Thiago Pierobom, lembra que o Nevesca tem promovido, constantemente, eventos, seminários e cursos de capacitação para tratar o abuso sexual de crianças e adolescentes. Para ele, promotores de Justiça e parceiros precisam estar preparados para enfrentar esse tipo de crime no meio cibernético.

“Percebemos a necessidade de aprofundar a questão do abuso sexual de crianças e adolescentes no meio virtual. O sexting, por exemplo, é uma realidade entre jovens e adolescentes. Normalmente, compartilhadas entre amigos, essas fotos íntimas são repassadas para outras pessoas causando vários problemas. O  enfrentamento ao aliciamento de crianças e adolescentes pela internet também é um grande desafio”, complementou o promotor de Justiça.

18 de maio: uma data para ser lembrada

O evento integra a programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). Instituído pela Lei Federal nº 9.970/00, a data relembra um crime bárbaro, ocorrido em 1973, na cidade de Vitória (ES), contra uma menina de apenas oito anos. O caso ficou conhecido como Crime Araceli, em menção ao nome da criança que foi raptada, dopada, violentada e, depois de morta, teve o corpo carbonizado. Apesar da natureza hedionda, o crime prescreveu sem que houvesse punição dos culpados.

Para entender mais sobre o tema, acesse as cartilhas do MPDFT: Aprendendo a Prevenir – Orientações para o Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes e Campanha de Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Serviço

Ciclo de Palestras Enfrentamento às Novas Formas de Violação à Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes na Era Digital
Data: 12/5
Horário: 8h15 às 12h
Local: Sede do MPDFT (Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2)

Clique aqui para ver a programação completa. Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.