Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT apresenta campanha anticorrupção para regional de ensino de Brazlândia

MPDFT

Menu
<

Camp. contra a corrupção em Brazlândia 012Nesta quinta-feira, dia 19, a campanha "O que Você Tem a Ver com a Corrupção?" foi apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para cerca de 500 professores da regional de ensino de Brazlândia. O objetivo da campanha é ajudar a conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre a importância da honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum em seu cotidiano.

A campanha tem viés educativo e preventivo, e busca incentivar o exercício das responsabilidades individual, coletiva e para com as futuras gerações. O promotor de Justiça Paulo Vinicius Quintela, coordenador da campanha no MPDFT, falou aos educadores sobre a importância de se combater uma cultura de tolerância a pequenos atos de corrupção desde a infância, e apresentou várias sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula.

"O objetivo é levar os alunos a promover uma reflexão sobre os comportamentos inadequados que são observados e repetidos de forma automática, e provocar mudanças positivas no comportamento ético das futuras gerações. A tolerância à corrupção é relacional, cultural, e a única forma de mudar uma cultura é por meio da educação", afirmou Quintela. Os encontros foram realizados em dois turnos, um pela manhã e outro no período da tarde. Na ocasião, os professores também receberam conteúdo pedagógico de apoio sobre o tema.

Camp. contra a corrupção em Brazlândia 234Para o professor Janduy Procópio Júnior, hoje coordenador da regional de ensino de Brazlândia, o assunto é muito importante e pode ser abordado de diversas maneiras em sala de aula, até mesmo em atividades de Matemática, disciplina que leciona. "Podemos estimular os alunos a pensarem nos efeitos da corrupção, usando, por exemplo, a informação divulgada nos jornais de valores desviados, propondo um comparativo com o custo de escolas e hospitais, de forma que o aluno aplique conceitos de percentagem, por exemplo."

Para dar continuidade à proposta apresentada pelo MPDFT, a regional de ensino de Brazlândia planeja realizar diversas ações envolvendo a comunidade educativa: professores, alunos e pais. As principais ideias são concursos de desenho, redação, poesia e um festival de vídeos curtas-metragens. Durante o encontro, o professor de Artes Christian Theodore apresentou aos docentes bibliografias e metodologias para a produção de vídeos pelos alunos, com o propósito de organizar uma mostra. "Com o uso das novas tecnologias, podemos incentivar os alunos a produzirem vídeos e a exercitarem a atuação, elaboração de roteiro, produção e edição. Com isso, eles vão interiorizar e disseminar a mensagem da campanha. Nossa intenção é trazer cultura para Brazlândia e tornar a mostra dos alunos uma tradição", destacou Theodore.

Contra a corrupção

A campanha "O que Você Tem a Ver com a Corrupção?" teve início no MP de Santa Catarina (MPSC), em 2004, com crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população. Hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Clique aqui e conheça a cartilha da campanha. 

.: voltar :.