Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT discute revitalização da Vila Planalto

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

PRODEMA Vila Planalto 248O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Roberto Carlos Batista, reuniu-se, na última terça-feira, dia 24, com o secretário de Cultura do DF, Guilherme Reis, e com representantes da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e da Secretaria do Meio Ambiente para discutir a revitalização dos imóveis de valor cultural da Vila Planalto.

Batista reforçou a necessidade de rever o plano de recuperação dos imóveis da região, que deveria ter sido cumprido até 2011. “O governador da época apenas nomeou o grupo e não houve prosseguimento dos trabalhos. O ideal é recompor a equipe e executar as ações previstas”, esclareceu. O promotor de Justiça também destacou que um dos principais problemas na região é o Conjunto Fazendinha, tendo em vista a sentença proferida em ação judicial proposta pela 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb).

O secretário Guilherme Reis explicou que solicitou à Secretaria de Habitação (Sedhab) a transferência da carga patrimonial dos imóveis discutidos para a Secretaria de Cultura (Secult). No caso do Conjunto Fazendinha, informou que a Secult e a Novacap desenvolveram, em conjunto, projetos hidráulicos e de arquitetura estrutural e que o projeto elétrico está em andamento.

Outro tema discutido foi a educação patrimonial. A Secult informou que não há um plano especial para a Vila Planalto e sim para todo o DF, tendo em vista que a região não possui condições para recebimento de visitação antes do trabalho de reconstrução, recuperação e conservação dos imóveis protegidos.

Na reunião, ficou acertado que a Terracap repassará à Secult a documentação referente ao antigo plano de recuperação e o contrato firmado com a Arquidiocese nos prazos de 15 e 3 dias, respectivamente. O secretário de Cultura deve solicitar ao governador do DF, em até três dias, a criação de um grupo multi-institucional para rever o plano de preservação da Vila Planalto e executar as ações necessárias para a sua implementação.

.: voltar :.