Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Violência doméstica é o tema do papo em família de novembro

A última série de programas do Papo em Família coloca em pauta a relação familiar com a violência doméstica. Levantamento realizado pelo Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) mostra que nos últimos oito anos as denúncias saltaram de 113 para 5.651, um aumento de quase 5 mil por cento.

No primeiro programa, o entrevistado é o coordenador do Núcleo de Gênero Pró-Mulher, promotor de Justiça Thiago Pierobom. Ele introduz o tema e informa quais os principais crimes cometidos, as causas, os aspectos culturais da nossa sociedade, os canais de denúncia existentes e os avanços no combate à violência doméstica.

Medidas protetivas que a Justiça brasileira oferece às mulheres são o tema da segunda edição do programa. A titular da 3ª Promotoria Especial Criminal e de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Santa Maria, Mariana Távora, também fala sobre o projeto Tardes de Reflexão, que promove o acolhimento de mulheres e homens envolvidos nos crimes de violência doméstica.

A terceira edição do programa discute a violência contra crianças e adolescentes. A promotora de Justiça Gabriela Gonzalez Pinto, do Núcleo de Gênero Pró-Mulher, vai explicar a diferença entre exploração sexual e abuso sexual, quem são os principais agressores e a Lei da Palmada, que proíbe qualquer tipo de violência como forma de educar os filhos.

Discriminação contra a população LGBT encerra a série sobre violência doméstica. A promotora de Justiça Cintia Costa da Silva, auxiliar do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação, esclarece que a violência contra esse público não é apenas física, mas também moral, e trata das ações desenvolvidas pelo MPDFT para coibir esse tipo de crime.

Para escutar todos os programas do mês de novembro, clique aqui.

Sobre o Programa

O Papo em Família integra o projeto "MP Mais Família", que ficou em quarto lugar na categoria Comunicação e Relacionamento do 5o Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. Trata-se de um programa de rádio web, com veiculação semanal, que trata sobre assuntos cotidianos de interesse da sociedade. Idealizado pela promotora de Justiça Aymara Borges, o objetivo é que o cidadão compreenda, por meio de uma linguagem clara, oral e acessível, seus deveres e direitos assegurados pela Constituição Federal.

Novembro foi a última edição do programa. Ao longo de 12 meses, foram discutidos temas como alimentos, guarda, união estável, casamento, sucessão e filiação. Foram mais de 40 programas e dezenas de entrevistados.