Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT realiza premiação de estudantes de Samambaia em concurso contra a violência

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

perfil concurso cultural-01-01Promover a cidadania e a cultura da paz nas instituições educacionais públicas de Samambaia é o objetivo do 3º Concurso Cultural realizado pela Promotoria de Justiça de Samambaia, em parceria com a Coordenação Regional de Ensino local. Este ano, o tema escolhido foi Conte até 10. Paz! Essa é a atitude. Alunos de 15 escolas produziram cartazes, redações e curtas-metragens. A premiação será realizada nesta quinta-feira, dia 13, às 14h, no auditório do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). 

Todos os estudantes das escolas públicas de Samambaia que possuem Conselho de Segurança Escolar em funcionamento foram convidados a participar do concurso. Na primeira etapa, foi escolhido o melhor trabalho por categoria de cada escola. Os selecionados disputam a final. O julgamento será feito por um júri multidisciplinar formado de representantes do Ministério Público e da Coordenação de Ensino de Samambaia.

Este é o terceiro ano do concurso cultural. Em 2009, o tema escolhido foi A Paz que se constrói e, em 2013, Respeito é Bom e eu Gosto. Para as coordenadoras do projeto, as promotoras de Justiça Raquel Aparecida Lopes e Hiza Lima, a importância do concurso está no engajamento de educadores e alunos. “Ao participarem, eles se envolvem, por meio da arte, em um exercício de diagnóstico dos problemas relacionados à violência”, enfatiza Hiza Lima.

Categorias e Premiação

Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – categoria infantil – produziram cartazes que ilustram o exercício da cidadania e o respeito aos direitos, com ênfase na abordagem constante da cartilha “Turma da Mônica e o Ministério Público”. O prêmio para o grupo vencedor será um passeio coletivo. 

Na categoria infantojuvenil, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o tema foi desenvolvido sob a perspectiva da valorização da vida e prevenção do uso de drogas, com ênfase na mensagem das cartilhas: “Mônica Jovem – Na prevenção do uso de Crack e outras drogas”, “Mônica Jovem – Na prevenção do uso de álcool e outras drogas”, “Tina – Na prevenção do uso de álcool e outras drogas” e “Tina – Na prevenção do uso de crack e outras drogas”.

Os estudantes do ensino médio – categoria juvenil – desenvolveram o tema do concurso de acordo com a cartilha “Conte até 10 nas Escolas”, que dissemina uma mensagem de paciência, tolerância e reflexão para evitar atos de violência no ambiente escolar. Nas categorias infantojuvenil e juvenil, os estudantes concorrem com redações individuais ou curtas-metragens elaborados pela turma. Os vencedores das produções literárias receberão equipamentos eletrônicos e os autores dos melhores vídeos ganharão um passeio coletivo.

A premiação contará com a participação de representantes da Secretaria de Educação do DF, da Secretária de Estado da Criança do DF, da Regional de Ensino da Samambaia, da Polícia Militar, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc), da Promotoria de Justiça de Samambaia, e de alunos e educadores envolvidos no concurso.

Serviço:

Premiação 3º Concurso Cultural Conselhos de Segurança Escolar de Samambaia/2014
Data: 13 de novembro
Horário: 14h
Local: Auditório do MPDFT – Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2
Clique aqui para acessar o regulamento

Leia mais



 

 


.: voltar :.