Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Brazlândia retoma projeto “Tardes de Reflexão”

MPDFT

Menu
<

A Promotoria de Justiça de Brazlândia inicia, nesta terça-feira, dia 18, a partir das 14h30, o ciclo de encontros do projeto “Tardes de Reflexão”. Para o primeiro encontro de 2014, foram convidados 93 homens envolvidos nos crimes de violência doméstica. No dia 25, no mesmo horário, será a vez das mulheres vítimas dessa agressão. Ao todo, 96 foram convidadas. Todos os encontros serão realizados no Fórum de Brazlândia.

As reuniões serão conduzidas por profissionais do Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavd) e do Centro Especializado da Mulher (Ceam), da Secretaria da Mulher. A sociológa Patrícia Alves e a antropóloga Mirian Rosa acolherão o grupo de homens e o psicólogo Luiz Henrique Aguiar, o grupo de mulheres.

O projeto

“Tardes de Reflexão” é uma iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e tem por objetivo promover o acolhimento de mulheres e homens envolvidos nos crimes de violência doméstica.

Nos encontros, analistas processuais do MPDFT prestam esclarecimentos sobre os aspectos legais relacionados à violência doméstica. São apresentados vídeos sobre o assunto, com dados históricos e estatísticos. Ao final de cada reunião, há debates e os participantes respondem uma enquete sobre o tema e sobre a atuação da Justiça.

Reincidência

Dados produzidos pelas Promotorias de Justiça de Brazlândia mostram que o programa é um exemplo para evitar a reincidência nos crimes relacionados à violência doméstica. Em 2012, 77 homens participaram das “Tardes de Reflexão”. Dentre os participantes, 87% não estiveram envolvidos em novos episódios de violência doméstica, até dezembro do ano passado.

Além disso, o índice de novas agressões entre os participantes foi menor (13%), se comparado aos que não participaram das reuniões (17%). Destaca-se, também, uma ligeira queda no índice de reincidência entre os que compareceram ao projeto em relação ao ano de 2011, que foi de 14%.  

.: voltar :.