Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ministério Público debate gestão de projetos em Congresso

Congresso CNMP_ Foto CNMP_Fotografia: Sergio AlmeidaMembros e servidores do Ministério Público de todo o País se reuniram em Brasília para o 4º Congresso Brasileiro de Gestão do MP que, este ano, debateu o tema gerenciamento de projetos. O encontro ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada. Durante três dias, cerca de 500 integrantes da Instituição participaram de palestras, minicursos e debates voltados para as áreas de gestão, tecnologia da informação, comunicação social e segurança institucional.

Realizado anualmente pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o encontro tem como objetivo fortalecer e aprimorar a Instituição para uma atuação socialmente responsável e efetiva. Durante a abertura do evento, o procurador-geral da República e presidente do CNMP, Rodrigo Janot, afirmou que a iniciativa "permite a riqueza do compartilhamento de experiências e demonstra a interação dos vários ramos do Ministério Público pelo País". Na ocasião, foi assinado um convênio com o Banco Central que permite o acesso ao Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional. A ferramenta reúne informações que podem auxiliar investigações por meio do acesso a mais de 275 milhões de registros ativos e 115 milhões de registros inativos.

As palestras de abertura e encerramento contaram com a presença de profissionais renomados. O professor americano Harold Kerzner ministrou a palestra magna de abertura do Congresso. Considerado o pai da moderna gestão de projetos, Kerzner falou sobre o "Gerenciamento de Projetos no Setor Público". A palestra "Gestão de Stakeholders", ministrada pelo consultor Paul Dinsmore, fechou com chave de ouro as atividades. De acordo com Dinsmore, a gestão comportamental dos diversos públicos envolvidos ou que têm interesse nos processos de uma organização, os stakeholders, deve incluir aspectos relacionados à comunicação, ao poder, aos conflitos e às influências. O consultor é o criador da metodologia de treinamentos ao ar livre chamada Teal, aplicada também no MPDFT.

Projetos do MPDFT

O 4º Congresso de Gestão contou com a 1ª Mostra de Projetos do MP brasileiro. Cada unidade do Ministério Público teve a oportunidade de expôr um banner e apresentar oralmente dentro de um dos eixos temáticos do encontro.

Com a finalidade de compartilhar as iniciativas de sucesso, o MPDFT inscreveu dois projetos. "A Modelagem deCongresso CNMP_ Foto CNMP_Fotografia: Sergio Almeida Processos de Trabalho" foi exposta em forma de banner e o "Modelo de Governança do Planejamento Estratégico" foi apresentado pela servidora Larissa Ramos da Silva. Ela falou sobre os desafios e êxitos da implantação do Projeto de Gestão Estratégica 2010-2020. "O apoio da Administração Superior é fundamental para o êxito. Esperamos colher ainda mais resultados positivos nos próximos anos", ressaltou. Para ilustrar melhor as informações, foi exibido um vídeo e distribuídos exemplares do Relatório de Gestão Estratégica. A vice-procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Zenaide Souto Martins, compareceu para prestigiar a apresentação.

Os integrantes da Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI) do MPDFT major Carlos Alberto Alves Lemes e major Carlos Eduardo Melo de Souza ministraram palestra sobre o "Programa de Conscientização de Segurança do MPDFT". Eles apresentaram uma visão geral do trabalho da CSI, estatísticas de acesso, programa de conscientização e serviço de proteção pessoal. "Temos um trabalho pautado em prevenção a fim de reduzir ao máximo os riscos", explicou Melo. Também foram apresentadas as estratégias utilizadas para a sensibilização do público interno: cartilhas, pop-up, proteção de tela e ciclo de palestras. "É importante garantir que as pessoas tenham essas informações sempre visíveis", ressaltou Lemes.

Congresso CNMP3A chefe de Divisão de Sistemas de Informação do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Diana Leite Nunes dos Santos, participou de palestra com o tema: "Desafios da Gestão das Partes Interessadas em um Projeto", para o grupo de Tecnologia da Informação.

Prêmio CNMP

Durante o Congresso foram divulgados três projetos que conquistaram o Prêmio CNMP 2013 e anunciada a próxima edição. As apresentações foram sobre o Projeto Agir, do MP/RS; o MP Itinerante, do MP/MG e o projeto BI para aumento da eficiência, do MP/RS. O prêmio busca reconhecer e divulgar os melhores projetos desenvolvidos pelas unidades do Ministério Público, para que eles possam ser replicados nacionalmente. Para concorrer, basta inscrever a iniciativa no Banco Nacional de Projetos do CNMP