Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Simpósio Internacional discute estratégias de prevenção de ocorrências com produtos perigosos

I Simpósioprodutosperigosos7Foi aberto ontem, dia 10, o 1º Simpósio Internacional de Emergências com Produtos Perigosos. O encontro visa criar um espaço de debate sobre os riscos ambientais envolvendo o manuseio, transporte, estocagem e descarte de produtos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

A integrante da Câmara de Coordenação e Revisão do Meio Ambiente e ouvidora do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), procuradora de Justiça Maria Rosynete Lima, disse que o encontro deve ser um instrumento para prevenir o registro das ocorrências emergenciais provocadas por esses tipos de produtos. “Evitar essas circunstâncias deve ser o nosso foco. O combate posterior infelizmente deixa vítimas, estragos ambientais. O trabalho preventivo é muito mais eficaz”, ressaltou. O MPDFT pretende, com o Simpósio, colaborar para que sejam estabelecidas estratégias de atuação e políticas públicas eficientes para diminuir as ocorrências envolvendo produtos perigosos.

I Simpósioprodutosperigosos3O 1º Simpósio Internacional de Emergências com Produtos Perigosos é promovido pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) do MPDFT, Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Corpo de Bombeiros. O encontro conta ainda com a participação de representantes de outros cinco países – França, Canadá, Estados Unidos, Cingapura e Inglaterra. Eles irão falar sobre suas experiências na gestão e atendimento às ocorrências envolvendo produtos perigosos em um contexto de grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Saiba mais

O papel do MPDFT é fiscalizar a utilização, transporte, armazenamento e descarte para reduzir a intensidade e extensão dos impactos negativos, como a degradação da vegetação, a emissão de gases, a alteração da fauna e a contaminação dos recursos hídricos.