Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT acompanha processo de escolha para conselheiros tutelares

As provas já foram aplicadas. A próxima etapa será a eleição, no dia 12 de dezembro

As titulares das 3ª e 4ª Promotorias de Justiça Cível e de Defesa dos Direitos Individuais, Difusos e Coletivos da Infância e Juventude, Fabiana de Assis e Luisa de Marillac, realizaram, na última sexta-feira, dia 9, reunião para tratar do processo de escolha dos conselheiros tutelares (triênio 2013/2015). Participaram do encontro representantes da Comissão Especial Eleitoral do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA-DF) e das Secretarias da Criança (Secriança) e de Publicidade Institucional (SEPI). A eleição, antes prevista para 2/12, foi adiada para o dia 16/12.

O grupo discutiu a coleta de votos, a atuação do escritório central e a logística do dia da eleição. Outro assunto abordado foi a publicidade referente ao processo de escolha. “A divulgação deve ser massiva. A eleição deve ser realmente popular. O importante neste momento é que a população entenda que esse é um processo geral, de cidadania, e se aproprie dele”, explica a promotora de Justiça Luisa de Marillac.

Ficou acordado que os participantes devem encaminhar ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), após mapeamento, informações sobre os processos concluídos em desfavor de conselheiros tutelares agentes de delitos praticados contra crianças e adolescentes e, para ciência, os casos de impugnação relativos ao pleito eleitoral. Devem enviar, também: