Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT e Dema ajustam procedimentos de trabalho para investigação de crimes de poluição

Detalhe da visita.O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), Roberto Carlos Batista, visitou, na última terça-feira, 12, a Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema). O intuito do encontro foi estabelecer, com a Polícia Civil, procedimento de trabalho na apuração dos crimes de poluição previstos na Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais). Na reunião, o Promotor de Justiça expôs aos delegados Ivan Francisco Dantas e Richard Valeriano Moreira a preocupação em explorar, nas investigações, a questão da saúde humana, caracterizando como prática de crime não apenas o dano efetivo, mas também o risco causado. 

Segundo o Promotor de Justiça, caso isso não ocorra, infrações como emissão de ruídos excessivos não poderão ser caracterizadas como crime de poluição sonora e sim como contravenção de perturbação de sossego, cuja pena é menor e a prescrição ocorre muito rápido. Na visita tratou-se também da importância de agilizar o trabalho referente às demandas e encaminhamentos de perícias, especialmente as relacionadas ao Parque e Reserva Biológica do Guará, e a ocupação da orla do Lago Paranoá, que são objetos de inquéritos policiais.

O Promotor da Prodema solicitou ainda todos os laudos já efetuados pela Seção de Engenharia Legal e Meio Ambiente do Instituto de Criminalística do DF (Selma/IC-DF) e forneceu cópia à Dema, pedindo para que não se realize requerimentos repetidos que sobrecarregam o trabalho dos órgãos. Os delegados expuseram, também, as dificuldades encontradas nas investigações, como o armazenamento de material e de veículos apreendidos, por não haver espaço no pátio da Policia Civil.