Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Eleições 2010: MPDFT preparado para a fiscalização

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Promotores se reuniram para discutir a atuação no dia das eleições. Foto: Evaldo VilelaTudo pronto no Ministério Público para as eleições. Uma grande operação de logística foi montada para que o MPDFT possa desempenhar a função constitucional de garantir a segurança jurídica das eleições: promotores, servidores, motoristas cedidos de outras instituições e funcionários terceirizados foram mobilizados para o trabalho de fiscalização em todo o Distrito Federal.

Para discutir os últimos detalhes da atuação no dia 3 de outubro, os promotores de Justiça eleitorais e os promotores de Justiça auxiliares, convocados pelo procurador regional eleitoral para trabalhar na fiscalização das eleições, reuniram-se, na manhã de hoje, com representantes da Assessoria de Políticas Institucionais (API) e do Departamento de Apoio Administrativo (DAA). Todos receberam um manual, elaborado pelo MPDFT, com informações sobre os locais de votação e de apuração, cartórios eleitorais, juízes responsáveis, legislação específica e telefones úteis para a ocasião.

No domingo, funcionarão em regime de plantão, para garantir o bom funcionamento da estrutura de fiscalização, a Assessoria de Políticas Institucionais, a Diretoria-Geral, o Departamento de Apoio Administrativo, o Centro de Inteligência, a Coordenadoria de Segurança Institucional, a Divisão de Atenção à Saúde, entre outras unidades. Os membros do MPDFT terão um ponto de apoio nas coordenadorias administrativas das cidades. Os servidores, inclusive dos Setores de Diligências e do Departamento de Perícias e Diligências, estarão à disposição para auxiliar a atuação dos promotores.

Segurança

O Ministério Público atua principalmente na repressão de crimes eleitorais: boca de urna, compra de voto e transporte de eleitores, entre outros. Em cada zona eleitoral, haverá um promotor eleitoral e promotores auxiliares para fiscalizar a votação durante todo o dia.

Neste ano, as instituições envolvidas na segurança das eleições foram reunidas no Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Além do Ministério Público e do Tribunal Regional Eleitoral, participam a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. No domingo, representantes de todas elas estarão reunidos na Secretaria de Segurança Pública.

.: voltar :.