Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - ONG LixoMania exibe melhores práticas de reciclagem na Semana do Meio Ambiente

MPDFT

Menu
<

O palestrante Edson Vaz (Foto:José Evaldo)Para encerrar as atividades da Semana do Meio Ambiente, o Ministério Público do DF e Territórios recebeu a visita de Edson Vaz, presidente da ONG LixoMania. Em uma palestra emocionante, integrantes do MPDFT conheceram a história da vida de Edson e o trabalho da ONG, que começou com o intuito de profissionalizar ex-dependentes químicos. Com o uso de latas, garrafas pet, cimento e outros resíduos, eles produzem diversas peças artesanais. Além da venda dos produtos, a ONG tem como objetivo principal o ensino ambiental, da cidadania e a capacitação profissional.

Edson foi o primeiro exemplo de que a reciclagem também pode transformar vidas. Vindo do Rio de Janeiro para fugir do tráfico e do vício, encontrou no lixo uma maneira de recomeçar. "Na vida em que eu vivia me sentia lixo e foi nesse momento que comecei a trabalhar com ele", conta. Mais tarde vieram outros parceiros e hoje o projeto está em várias cidades satélites do DF e já atendeu mais de mil pessoas durante seus oito anos de funcionamento.

Servidores assistem a palestra (José Evaldo)O trabalho já foi tema de várias reportagens, que foram exibidas durante a tarde de hoje, não recebe apoio governamental. Por isso, as atividades da ONG tem sido reforçadas por parcerias com lideranças comunitárias, que oferecem as condições para que os alunos que passam pelas oficinas continuem produzindo arte, aumentando a renda de famílias carentes e despoluindo o meio-ambiente.

O presidente da LixoMania acredita que o Ministério Público é um dos atores fundamentais na luta pela consciência e sustentabilidade. "Essa Casa foi criada para mudar, para fazer as coisas acontecerem. Se vocês não acreditarem, a gente lá fora fica muito triste porque temos muita esperança no MP", defende Edson.

Para o público presente a palestra, entre eles funcionários que cuidam da manutenção e limpeza do Edifício Sede do MPDFT, a mensagem de esperança foi traduzida em um pai-nosso professado de mãos dadas ao final da palestra.

.: voltar :.