Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Promotor de Justiça profere palestra sobre atuação do Júri em Samambaia

MPDFT

Menu
<

411escola3.jpgNa tarde de sexta-feira, 28, o Promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Samambaia Jefferson Lima Lopes proferiu palestra para cerca de 50 estudantes no Centro de Ensino Fundamental 411 de Samambaia. A palestra teve como tema o funcionamento do júri, a função do Promotor de Justiça e todo o processo de montagem da acusação.

411escola2.jpgJefferson Lima, que trabalha na Promotoria de Samambaia há três anos, relatou sua experiência como promotor, tirou dúvidas sobre o trabalho do Ministério Público e deu dicas para aqueles que atuarão como promotores em um júri simulado dos 300 Anos de Escravidão no Brasil. " O ponto de partida é pesquisar sobre o assunto, porque o que importa é a qualidade dos argumentos, e não como colocá-los", sugeriu.

411escola5.jpgA palestra foi uma iniciativa do professor de História Davi Fagundes. Davi ligou para o Ministério Público e pediu que alguém fizesse uma demonstração de como funciona um júri para os alunos. "As turmas foram divididas em três grupos: advogados de defesa, promotores e corpo de jurados. O nosso objetivo é sair da condição de quadro e giz e levar os alunos à reflexão", explicou o professor. " A palestra ajudou, esclareceu nossas dúvidas. Vamos marcar para conhecer o Tribunal do Júri de Samambaia", disse o aluno Yúri Gargari,13, que faz parte da acusação no júri simulado.

411escola6.jpgCom a pesquisa, Davi espera que os alunos conheçam a história da escravidão no país e saibam como o processo escravista foi prejudicial para a sociedade brasileira como um todo, e que tenham conhecimento de que a segregação racial ainda acontece, mesmo que de forma implícita. "Por meio desse trabalho pretendo despertar a consciência da cidadania histórica dessas instituições", disse o professor.

Além do júri simulado, a ideia é de fazer um livro com a pesquisa feita pelos alunos, que ficará na biblioteca da escola para eventuais pesquisas de outros estudantes. "A participação da promotoria é importante nesses casos para mostrar como é o nosso trabalho. A figura de um promotor representa muito para esses jovens, " completou o Promotor Jefferson, que se comprometeu a assistir ao Júri Simulado.

.: voltar :.