Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Blitz Educativa informa motoristas sobre perigos no trânsito

MPDFT

Menu
<

A blitz educativa faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito.Fotos:Geyzon Lenin.A Promotoria de Delitos de Trânsito realizou, nesta sexta-feira, último dia da Semana Nacional do Trânsito, uma Blitz Educativa no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Durante o evento, servidores da Promotoria deram informações e orientações aos motoristas que foram parados pela polícia. A Equipe de Teatro da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) participou entretendo e descontraindo os ocupantes dos carros escolhidos pela blitz, enquanto entregavam aos motoristas cartilhas e folders com informações sobre segurança no trânsito.

A blitz educativa faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito.Fotos:Geyzon Lenin.Além de um palhaço e de uma faixa de pedestre ambulante, a morte e seu caixão estavam lá para alertar a população sobre os perigos do trânsito. A Promotora de Justiça Laura Beatriz Rito explicou que a blitz teve como foco o cinto de segurança no banco traseiro, pouco usado pelos passageiros. “Algumas pessoas não utilizam porque acham desnecessário, mas o cinto deve ser usado sempre. Essas e outras dicas são importantes para termos paz no trânsito”, alertou. Para a Promotora, o evento foi bem recebido pela população: “Todos sorriem e se divertem com a equipe de teatro; mas, ainda assim, levam as informações para casa”, afirmou.

A auxiliar odontológica Luciana Matos foi uma das abordadas pelos policiais. Ela se assustou com o caixão na entrada da blitz, mas afirma que sempre usa o cinto de segurança em todos os bancos. “Acidente não tem hora nem lugar para acontecer, e essa ideia de mostrar que a morte está por perto é muito boa, pois ensina com descontração”, disse. O servidor público Otávio Abel, que estava de moto, também recebeu orientações sobre motociclistas e motoristas. “Eu tenho carro em casa e utilizo os dois meios de transporte, sempre com cinto de segurança. Tenho crianças, então é mais fácil prestar atenção nisso. Esse tipo de blitz deveria acontecer mais vezes e em outros locais”.

A blitz educativa faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito.Fotos:Geyzon Lenin.O Diretor-Executivo do Instituto Nacional de Educação de Trânsito (Inetran), Márcio de Andrade, explicou que educação é a base do trânsito, e sem ela os índices de mortalidade sempre aumentarão. “São 54 mil óbitos por ano em acidentes de carros. E muitas mortes só acontecem porque a pessoa não fez um gesto simples, de colocar o cinto de segurança”, afirmou. Os ocupantes dos veículos parados na blitz também receberam brindes, como garrafas de água, canetas e chaveiros. Para Márcio, esse é um incentivo extra: “A pessoa sai daqui com o panfleto e os brindes, e multiplica essa informação, dá para algum parente ou colega de trabalho. E assim, podemos alcançar uma boa parte da população”, comemora.

A Blitz Educativa foi uma parceria do MPDFT com a Polícia Militar do Distrito Federal, a ONG Rodas da Paz, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), o Inetran e o Conselho de Políticas sobre Drogas (Conen).

.: voltar :.