Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Adolescentes assistem a júri em Planaltina

MPDFT

Menu
<

Promotora de Justiça Vivian Caldas apresenta o júri a jovens de Planaltina (Foto: José Evaldo Vilela)Foi em clima de curiosidade que cerca de 50 alunos de três turmas de aceleração do Centro de Ensino Fundamental 3 de Planaltina chegaram ao Tribunal do Júri da cidade, na tarde de ontem. O evento faz parte do projeto Tribunal do Júri: Uma lição de vida, uma iniciativa das Promotorias de Justiça de Planaltina.

 

Promotora de Justiça Vivian Caldas apresenta o júri a jovens de Planaltina (José Evaldo Vilela)Segundo a Coordenadora Administrativa das Promotorias de Planaltina, Vivian Barbosa Caldas, a ação vai ajudar os adolescentes a perceber as consequências dos atos de violência e as suas devidas punições. A Promotora citou uma pesquisa da Polícia Civil que mostra que jovens de 16 a 30 anos são os mais atingidos pela violência. “Em Planaltina existe o problema das guerras de gangues, onde os adolescentes são as maiores vítimas. Essa é a faixa etária em que mais se mata e mais se morre. Estamos prevenindo para que, no futuro, nenhum de vocês esteja no banco dos réus, ou como uma vítima desse conflito”, explicou Vivian para um público atento.

Alunos de Planaltina assistem atentos à apresentação do Tribunal do Júri (Foto: José Evaldo Vilela)Para a professora de História Marise Jardim, o projeto vai ajudar os jovens a conhecer as leis e os limites. “O projeto é importante porque mostra que a sociedade é composta por regras que devem ser seguidas. Hoje, por exemplo, já pedi para os alunos tirarem os bonés e eles não hesitaram em respeitar”, disse Marise, que pretende levar a experiência também para sala de aula, com um Júri simulado.

Alunos de Planaltina assistem atentos à apresentação do Tribunal do Júri (Foto: José Evaldo Vilela)“As pessoas param para pensar”. Foi com essa frase que Maciel Pereira, 16 anos, resumiu a sensação de presenciar um júri pela primeira vez. “A iniciativa é correta e nos ajuda a entender como funciona a justiça”, completou Ranielly Cristina, 16, que também acompanhava atenta o desdobramento do julgamento de dupla tentativa de homicídio.

De acordo com Promotora, a ideia é institucionalizar o projeto que, por enquanto, funciona apenas em Planaltina. “Essa é uma forma de o Ministério Público se aproximar da escola”, completou. Na tarde de ontem, 30 alunos do Centro de Ensino Médio 2 de Planaltina vivenciaram a mesma experiência. A Promotoria pretende agendar com a Regional de Ensino mais encontros para a próxima semana. A meta é que ocorram duas visitações por semana.

.: voltar :.