Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Revitalização do Teatro Nacional é tema de audiência da Prodema

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Teatro Nacional Cláudio SantoroA 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema) do MPDFT realizou, dia 17 de julho, audiência com os principais envolvidos na reforma de revitalização do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A medida é um trabalho preventivo e faz parte de Procedimento de Investigação Preliminar (PIP) instaurado pela Prodema para garantir a preservação da originalidade dos principais monumentos da capital.

A audiência foi presidida pelo Promotor de Justiça Roberto Carlos Batista que notificou para prestar esclarecimentos o Secretário de Obras do Distrito Federal, Márcio Edvandro Machado, o Secretário de Cultura do DF, José Gorgulho, e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), e da empresa responsável pela obra, a Danluz Engenharia.

Esta é a primeira  manutenção do Teatro Nacional, desde sua construção na década de 60. A obra de revitalização foi iniciada a pedido da Secretaria de Obras, após serem verificadas infiltrações nos palcos do Teatro. A obra de retirada dos blocos de concreto e impermeabilização da fachada já foi concluída. Agora, serão fabricadas e fixadas réplicas dos 3.991 blocos desenhados por Athos Bulcão. A previsão de término da obra é janeiro de 2010.

Audiência Pública realizada na Prodema no dia 16 de julhoA preocupação da promotoria é quanto à preservação do projeto original. “O Teatro Nacional não é apenas um prédio, mas uma obra de arte de um grande artista e um monumento da capital do país”- destacou o Promotor de Justiça. A obra vem sendo supervisionada por profissionais da Novacap, Iphan, Secretaria de Cultura, Fundação Athos Bulcão, e Universidade de Brasília. “Estamos atentos não só à estrutura original do edifício, mas também à concepção de luminosidade e sombras”- garantiu a representante do Iphan, Daniela Castro.

Segundo o assessor de Diretoria da Novacap, Luiz Henrique Duarte, a maioria dos monumentos do Eixo Monumental está com estrutura comprometida e deve passar por algum tipo de manutenção nos próximos anos. Além do Teatro Nacional, a Catedral, o Mastro da Bandeira, o Planetário e o Panteão da Pátria também já têm projeto de revitalização em andamento.

.: voltar :.