Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Justiça, Evidência e Efetividade: discussão sobre o direito à saúde

MPDFT

Menu
<

Promotor de Justiça Dicken Willian Lemos Silva (Foto: Anderson Ueslei)A palestra O princípio da Reserva do Possível e a Garantia da Efetividade do Direito à Saúde iniciou o último dia do Congresso Brasileiro de Medicina baseada em Evidências, na manhã de sexta-feira. O Promotor de Justiça Dicken Willian Lemos Silva falou sobre a necessidade de racionalização no uso das verbas disponíveis para a área de saúde.

Advogada da União Mariana Figueiredo (Foto: Anderson Ueslei)A Advogada da União Mariana Figueiredo lembrou que o direito à saúde no Brasil está garantido na Constituição. “O próprio Sistema Único de Saúde foi instituído pela Constituição Federal”, afirmou.

O representante do World Bank Institute, André César Medici, participou por videoconferência e lembrou os avanços do SUS no que diz respeito a igualdade, justiça, direitos individuais e coletivos. Afirmou que a igualdade está relacionada ao valor moral, e a equidade, a uma questão de justiça. Por isso, para ele, a pessoa deve ter acesso à saúde de acordo com suas necessidades. “A atenção às pessoas que tem mais necessidade deve ser maior”, defendeu.

Luciane Cruz Lopes, professora da Universidade de Sorocaba (Foto: Anderson Ueslei)Luciane Cruz Lopes, professora da Universidade de Sorocaba, proferiu palestra sobre Medicamentos antineoplásicos e ações judiciais. “O SUS usa a maior política de inclusão social do País, mas precisa se aprimorar por meio da medicina baseada em evidência”. A palestrante citou que o número de pessoas com câncer no Brasil chegou a 468 mil, segundo pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2008. A professora acredita, que, apesar do grande número de medicamentos existentes, os remédios ainda não são usados da forma mais racional.

A Relação Evidência/Eficiência e a Ética do Cooperativismo foi a palestra proferida pelo diretor Presidente da Federação das Unimeds, Eudes de Freitas Aquino. Para o médico, a medicina baseada em evidências gera eficiência, mas ainda é necessário criar a cultura. “Nem todos os médicos aceitam com facilidade novas formas de trabalhar”, afirmou.

.: voltar :.