Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ambientação: No último dia de palestras, destaque para interesses específicos dos Servidores

MPDFT

Menu
<

Jean Paulo Loiola LimaO último dia do Ciclo de Palestras de Ambientação Conhecendo o MPDFT teve como tema geral os interesses específicos do Servidor. O chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Jean Paulo Loiola Lima, começou a apresentação explicando que a área é a responsável pelo aperfeiçoamento dos Membros e Servidores do órgão. Ele explicou o processo do estágio probatório, que consiste de avaliações semestrais de desempenho, realizadas nos meses de março e setembro, e ressaltou que os Servidores precisam concordar com as avaliações.

Jean informou que o MPDFT vai investir, neste ano, R$ 700 mil em capacitação. Os Servidores já aprovados no estágio probatório podem pedir ajuda de custo da Instituição para cursarem pós-graduação. O órgão faz um rateio da verba disponível, e pode ajudar cada solicitante com até R$ 8 mil. Com relação aos cursos internos, Jean destacou que os Servidores interessados devem pedir que seus chefes façam a inscrição.

Os critérios de desempate, nos casos em que o número de inscritos ultrapassar o de vagas, são: pertinência temática, tempo de casa e cursos externos. Podem ser solicitados cursos externos fora de Brasília, mas o pedido deve ser feito com 15 dias de antecedência.

O chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas finalizou sua apresentação expondo a cartilha Viva Melhor – Programa de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, que foi entregue aos Servidores presentes. 

Ana Paula Barbosa CusinatoA Coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do MPU do DF (Sindjus) e Servidora do MPDFT, Ana Paula Cusinato, foi a segunda palestrante do dia. Ela apresentou os principais objetivos da entidade. Segundo Ana Paula, o Sindjus cria formas de organização e ação para conseguir melhorias para os Servidores. “O sindicato não pode focar apenas no salário, mas também na criação de mais cargos e na qualidade de vida”, afirmou.

A coordenadora do Sindjus destacou, ainda, que no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração que está sendo elaborado a proposta de adicional de qualificação para Servidores com título de doutorado é de 30%; de mestrado, 20%; com certificados de qualificação, 15%. Os técnicos com graduação receberiam adicional de 10%. A palestrante finalizou sua apresentação falando sobre os delegados sociais que representam o Sindjus nas Promotorias das cidades do DF.

A médica do trabalho Paula Rocha apresentou a palestra da Divisão de Atenção à Saúde do MPDFT. Paula falou sobre os adoecimentos que ocorrem em instituições públicas, as quais, segundo ela, não têm a tradição de se preocuparem com o conforto dos trabalhadores. A palestrante lembrou que existem muitos casos de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e que as pessoas devem criar o hábito de cuidar da saúde quando ingressam na carreira pública. Paula finalizou a apresentação com o vídeo chamado “Cidade do Cérebro”.

O chefe da Assessoria de Cerimonial do MPDFT, Antão Ferreira Barros, abordou as relações interpessoais e as atitudes dos Servidores no dia-a-dia da Instituição. Ele destacou a importância da civilidade e do cumprimento cotidiano entre Membros, Servidores, estagiários e todos que circulam no MPDFT. Antão lembrou alguns costumes diários aos quais as pessoas têm que ficar atentas, como, por exemplo, o uso do elevador. “É preciso educação na hora de entrar. É até uma questão de lógica: quem está de fora precisa esperar os que estão dentro saírem.”

Antão ressaltou, ainda, que é falta de educação discutir problemas pessoais pelo celular na sala e nos corredores, falar em voz muito alta, não ceder o lugar para os colegas no restaurante, entre outras pequenas indelicadezas que cometemos sem perceber. Ao final da apresentação, o palestrante pediu que os novos Servidores refletissem: “O que você pode fazer para melhorar o relacionamento dentro do MP?”  

Sebastião Soares JustinoA Associação dos Servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Asmip) encerrou o Ciclo de Palestras. O Presidente da Asmip, Sebastião Soares Justino, desejou as boas vindas aos novos Servidores: “Vocês foram todos muito esperados. Contamos com sua ajuda.” Ele explicou que, além dos convênios e benefícios, a entidade proporciona aos associados uma via de acesso à administração superior, o que pode facilitar a resolução de demandas. 

Para o Vice-Presidente da Asmip, Arthur Marciano Lins Ferreira, os integrantes do MPDFT têm uma responsabilidade maior do que a dos cidadãos em geral, porque conhecem o funcionamento da instituição Em seguida, foi exibido um vídeo em que associados da parabenizam os novos colegas e apresentam alguns dos serviços oferecidos pela entidade. No encerramento, todos os membros da Diretoria da Asmip se reuniram no palco para aplaudir os novos Servidores, e um sósia de Elvis Presley cantou e sorteou brindes.

.: voltar :.