Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - BR-080 será duplicada após anos de atuação do MPDFT

MPDFT

Menu
<

Desde 2015, a Promotoria de Justiça de Brazlândia e a sociedade civil organizada pleiteiam a realização da obra na estrada de mão dupla, que registra altos índices de acidentes

Está em curso licitação para a duplicação da rodovia BR-080, que liga Brazlândia a Taguatinga. A iniciativa é resultado da atuação da Promotoria de Justiça da cidade e da rede social local, que pleiteiam a realização da obra há anos. As obras de duplicação da estrada DF-001 estão quase concluídas.

Em 2015, foi realizada uma audiência pública no Senado Federal, com participação do Ministério Público do Distrito Federal e integrantes da Rede Social Local para debater o tema. Desde então, foram emitidos diversos ofícios para acompanhar o andamento do processo de duplicação, para órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

“O acompanhamento sistemático da Promotoria para a efetivação da duplicação da BR-080 vem de longos anos. Neste mês de novembro, parte da conquista almejada pela população de Brazlândia culminou na abertura do processo licitatório para contratação de empresa para execução das obras de duplicação da estrada, que foi apelidada de ‘Rodovia da Morte’. Foram longos anos de luta até chegarmos a este ponto”, avalia a Coordenadoria das Promotorias de Brazlândia.

A BR-080, que possui intenso tráfego de veículos e é de mão dupla, é conhecida como “Rodovia da Morte” devido aos altos índices de acidentes fatais registrados no local. O trecho a ser duplicado tem 24 km de extensão e atende, principalmente, moradores de Brazlândia e do Entorno.

Segundo a 18ª Delegacia de Polícia Civil, no trecho de interligação entre a DF-001 e a BR-080 foram registradas, em 2018, 71 ocorrências de trânsito sem vítimas e 55 com vítimas. Já o Corpo de Bombeiros Militar contabilizou 141 casos no mesmo ano.

O edital de aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no fim de outubro. A empreitada será realizada por meio de convênio entre o governo do DF e o Ministério da Infraestrutura.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.