Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Rede Urbanidade leva debate sobre mobilidade urbana ao Eixão do Lazer

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Encontro teve atividades lúdicas e discussões sobre políticas públicas

A Rede Urbanidade realizou, neste domingo, 6 de novembro, o evento “Urbanidade nos eixos - vamos conversar sobre mobilidade?”. A iniciativa ocorreu no Eixão do Lazer e buscou levar à população a discussão sobre mobilidade urbana e sua importância para o dia a dia da cidade. Foram realizadas atividades como contação de histórias, jogos pedagógicos, rodas de conversa, tour de acessibilidade e análise de ciclovias.

Para Ingrid Neto, coordenadora do Laboratório de Psicologia do Trânsito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), a iniciativa é importante porque reúne representantes da sociedade civil organizada e atinge um grande número de pessoas. “É uma forma ativa de desenvolver ações de educação para o trânsito que possibilitem a reflexão sobre como nos deslocamos em nossa cidade e como a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos nós”, afirmou.

O encontro também foi uma oportunidade para se discutir acessibilidade. Maria Lúcia Rego Veloso é integrante da rede e cadeirante. Ela usa uma scooter para se locomover e observou a dificuldade de chegar ao Eixão do Lazer usando o equipamento. Segundo a ativista, falta acessibilidade em todos os trajetos que levam ao Eixo Rodoviário: no Eixinho, os meio-fios funcionam como barreiras, enquanto as passagens subterrâneas não têm rampas adequadas nem acesso ao Eixão. “A única forma de chegar é ir de carro e estacionar em uma das alças, o que é uma solução improvisada e não inclusiva”, explica.

Para Renata Aragão, integrante da Rede e coordenadora-geral da ONG Rodas da Paz, o evento também proporcionou a participação das crianças no debate sobre mobilidade urbana por meio das atividades lúdicas e contação de histórias. “A educação para o trânsito desde a 1ª infância é um passo imprescindível rumo à harmonia, inclusão e respeito a todos no trânsito, garantindo o direito de todos à cidade. Temos de pensar em cidades para as crianças, uma referência que garante o avanço na humanização da cidade”, destacou.

Iniciativa

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.