Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Consumidores terão conta de água mais barata após recomendação do MPDFT

MPDFT

Menu
<

Tarifa foi cobrada indevidamente de junho de 2021 a agosto de 2022. Valor arrecadado com a cobrança de serviços ambientais, que até o momento é de R$ 3.661.074,43, será abatido após próxima revisão tarifária

A partir deste mês, a tarifa de água estará 0,23% mais barata. Após recomendação da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon), a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) suspendeu a cobrança de valor por serviços ambientais (PSA). A tarifa havia sido instituída pela Resolução nº 4, de 19 de abril de 2021, que foi anulada. O valor arrecadado, que até o momento é de R$ 3.661.074,43, será devolvido aos consumidores por meio de abatimento na próxima revisão tarifária. 

A tarifa foi cobrada de junho de 2021 a agosto de 2022 e também havia sido considerada ilegal pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A quantia arrecadada será devolvida aos consumidores quando houver nova revisão tarifária. O valor será deduzido nas contas de água dos usuários do serviço.

A Prodecon entende que “a resolução inovou e usurpou da função tipicamente legislativa, ao criar a possibilidade de custeio dos pagamentos por serviços ambientais (PSA), por meio da instituição de parcela de 0,2% da receita obtida com a tarifa dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, sem que haja autorização legislativa para esse fim”.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.