Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Fabiana Costa participa da 5ª edição do Programa Segurança em Foco

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

A procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e presidente do Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM), Fabiana Costa, participou na manhã desta segunda-feira, 22 de agosto, da 5ª edição do programa Segurança em Foco. O evento, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), teve como tema “Diálogos entre Sistemas de Justiça e de Segurança Pública: a atuação dos órgãos de persecução penal e os reflexos na Segurança Pública”.

Além de Fabiana Costa, também integraram o debate o delegado Júlio Danilo Souza, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e secretário de Segurança Pública do DF, e Jaime de Cassio Miranda, conselheiro da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP).

Júlio Danilo Souza fez uma apresentação com cinco tópicos relacionados à segurança pública: desordens (pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social); critérios na concessão de liberdade provisória; tornozeleiras eletrônicas; abordagens pessoais; e câmeras corporais em uniformes de policiais.

Ele destacou que o Consesp já produziu uma minuta de um relatório técnico e instituiu um grupo de trabalho para debater o uso de câmeras corporais em uniformes de policiais. “Alguns estados já estão adotando [esse equipamento], outros ainda não e alguns ainda estão em fase de adoção. Há uma série de questões a serem discutidas, que vão desde o financiamento até a questão do armazenamento e acesso de imagens”, disse.

Fabiana Costa frisou o papel do GNCCRIM no planejamento do Ministério Público para o combate à criminalidade. “O grupo tem conquistado desejável alinhamento nas esferas nacional, estadual e municipal no âmbito das políticas criminais e, a partir de então, submete suas propostas, inclusive sobre anteprojetos de lei ao CNPG. Tudo isso, de modo a aprimorar ou redefinir matérias e procedimentos criminais”, explicou.

Jaime de Cassio Miranda afirmou que o debate é de suma importância para a segurança pública. “Observamos que o debate nos traz uma quantidade enorme de reflexões e uma quantidade maior ainda de responsabilidade. O ambiente correto para discutir isso é justamente esse”, disse.

Entre as autoridades presentes, também estavam a vice-procuradora-geral de Justiça, Selma Sauerbronn; a promotora de Justiça do Nupri/MPDFT, Claudia Tomelin; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MPAP), Ivana Cei; e a procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.