Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Semana do Caminhar: Rede Urbanidade participa de atividades

MPDFT

Menu
<

Representantes estiveram na abertura do evento e no Safári Urbano, realizados nos dias 7 e 8 de agosto

Integrantes da Rede Urbanidade participaram dos dois primeiros dias de atividades da Semana do Caminhar, realizada de 7 a 13 de agosto. A iniciativa acontece anualmente, desde 2017, na semana do Dia Mundial do Pedestre. No Distrito Federal, a organização do evento é feita pelas entidades Andar a Pé; Rodas da Paz; Associação de Moradores das 700 Sul (Amo 700 Sul); Ciclovia Ativa e a página Brasília para Pessoas.

Maria Lúcia Rego Veloso, integrante da Rede Urbanidade e cadeirante, marcou presença na abertura da semana, em 7 de agosto. Ela ressalta a importância de iniciativas como essa para a visibilidade da mobilidade ativa. “Foi muito prazeroso participar do Eixão do Lazer e perceber que cada vez mais as pessoas estão valorizando e aderindo a esta prática”, afirmou.

Ela também esteve no Safári Urbano, realizado em 8 de agosto. A atividade, que ocorreu na 716 Sul, teve o objetivo avaliar as modificações feitas no local sob o ponto de vista do pedestre, com ênfase na acessibilidade, no mobiliário urbano e na travessia das ruas. Segundo Maria Lúcia, a experiência foi positiva e o resultado da avaliação servirá para promover ajustes nas intervenções já realizadas. “A reforma, em conjunto com a revitalização da W3, permitiram meu acesso ao local, de forma independente, usando exclusivamente o triciclo elétrico. Estas intervenções urbanas são de grande valia para todos e deveriam ser cada vez mais realizadas na cidade”, acredita.
Grupo de mulheres caminhando por calçada no Setor Hospitalar Sul. Uma delas é cadeirante. Outra utiliza tapa-olhos e uma bengala, que usa para tocar o piso tátil. Ao lado dela, outra servidora do MPDFT usa boné, crachá e camiseta branca

A chefe da Assessoria Técnica das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), Ivana Jinkings, e a servidora Sue Ane Leite também participaram do Safári Urbano. Ivana enfatizou a diversidade dos participantes como um dos pontos positivos da atividade. “A presença de uma participante cadeirante e de outra com deficiência visual enriqueceu essa vivência, diante de apontamentos que apenas poderiam ser feitos por elas. Tudo isso traz para a realidade uma análise que pode melhorar essa e outras intervenções no espaço público”, concluiu.

As atividades da semana continuam. O evento “Pé de Prosa” será realizado no dia 13, das 10 às 13h, no espaço interno do Infinu Comunidade Criativa, na 506 Sul. Será um bate-papo sobre a revitalização da W3 Sul, com a participação dos especialistas em urbanismo e mobilidade urbana Carolina Baima, Silmara Vieira da Silva e Benny Schvasberg.

Para saber mais, acesse: https://www.semanadocaminhar.org

Semana do Caminhar

O tema da edição 2022 é “O Retorno (às ruas)”, que celebra a retomada do espaço público depois de dois anos de pandemia. O objetivo é promover a importância do andar a pé para a saúde física e emocional. Além disso, os participantes buscam reivindicar políticas públicas que façam cidades mais agradáveis e com mais oportunidades de encontros seguros e ao ar livre. A iniciativa é articulada pela ONG SampaPé! e reúne diversas organizações.




Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial


.: voltar :.