Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Nupri acompanha pesquisa realizada com visitantes do sistema prisional

MPDFT

Menu
<

O Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acompanhou na última quarta-feira, 13 de abril, a Ouvidoria da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) em pesquisa realizada junto aos visitantes do sistema prisional. O questionário foi aplicado no Complexo da Papuda para cerca de 100 pessoas.

O objetivo foi colher opinião sobre os modelos de visitação adotados antes e durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), para subsidiar decisão administrativa da Seape sobre o novo modelo a ser adotado com o arrefecimento da crise sanitária. As conclusões poderão, também, embasar a atuação do Ministério Público nessa área.

Antes da pandemia, era permitido que cada preso recebesse quatro visitantes, que poderiam ficar o dia inteiro. A situação gerava um grande volume de pessoas nos pátios. Durante a crise, as regras foram alteradas e a visita presencial passou a ter duração de uma hora, sem contato físico e com a obrigatoriedade de máscaras.

A promotora de Justiça Cláudia Tomelin destaca a importância do diálogo com os visitantes. "A iniciativa da SEAPE privilegia a gestão democrática, com participação do usuário do serviço público nas decisões administrativas. O Ministério Público louva essa medida e tem trabalhado para que outras dessa natureza sejam implementadas", disse.

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, o Nupri já realizou diversas inspeções em presídios. Os promotores participaram do início das visitas virtuais e do retorno gradual das presenciais. Desde março de 2020, o MPDFT integra o grupo emergencial de monitoramento da Covid-19 no sistema prisional, da Vara de Execuções Penais, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.