Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Discriminação racial: campanha do MPDFT mostra desafios e conquistas dos negros

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado nesta segunda-feira, 21 de março, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) relembra as conquistas, desafios e direitos da população negra por meio de um material divulgado nas redes sociais da instituição.

A data relembra o dia 21 de março de 1960, quando 69 manifestantes foram mortos nas ruas de Sharpeville, em Joanesburgo, na África do Sul. Nesse dia, mais de 20 mil pessoas protestavam contra o Apartheid, regime de segregação racial que vigorou no país entre 1948 e 1994. Dez anos após o massacre de Sharpeville, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia para recordar a luta e os desafios dos negros em todo o mundo.

O material nas redes do MPDFT também celebra a história de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão no Brasil. Ele liderou o Quilombo dos Palmares, comunidade formada por escravos livres em Alagoas. A data também evoca que, em 21 de março de 1997, o nome de Zumbi dos Palmares foi inserido no Livro dos Heróis e Heroínas Nacionais, que homenageia personalidades de grande destaque na história do país. O livro está exposto no memorial Panteão da Pátria, em Brasília.

Além disso, a campanha nas redes sociais ressalta o papel do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED), do MPDFT, que atua no fomento e acompanhamento da implementação e execução de políticas públicas para a conscientização da necessidade de se combater todas as formas de discriminação - racial, religiosa, por origem, por orientação sexual e identidade de gênero, entre outras.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.