Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT inicia projeto “Um passo no seu espaço” em Samambaia

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Em parceria com a Administração Regional de Samambaia, será definido um local que será revitalizado com o apoio da comunidade

O projeto “Um passo no seu espaço” foi apresentado nesta quinta-feira, 5 de setembro, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Classe 427, em Samambaia. Idealizado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), a iniciativa visa conscientizar sobre a necessidade de cuidado e gestão compartilhada dos espaços públicos.

Além da sensibilização nas escolas, o projeto-piloto realizado em Samambaia prevê a definição de um local pela Administração Regional que será revitalizado com a participação da comunidade. A população será convidada a sugerir melhorias que gostariam de ver implementadas, por exemplo o plantio de hortas comunitárias, melhorias na iluminação pública, espaços para atividades físicas. A essência do projeto é estimular o engajamento social para a revitalização, utilização e o cuidado com os espaços públicos, como praças, parques, prédios públicos etc.

A promotora de Justiça Yara Camelo explica que o projeto foi inspirado nos princípios das cidades sustentáveis, em que a população sugere o que deseja para os espaços públicos e os gestores são responsáveis por adequar e atender às demandas da população. “Infelizmente, no nosso país, acontece o contrário. A população não participa ativamente e as decisões vêm de cima para baixo. Quando você constrói da base o que deseja para aquele espaço, são vivenciados os sentimentos de pertença e cuidado. É isso que esperamos vivenciar com o projeto-piloto em Samambaia”, explicou a promotora.

Na apresentação aos estudantes da EC 427, os professores aproveitaram a oportunidade para citar exemplos do dia a dia da escola, como carteiras rabiscadas e papel de bala no chão, para conscientizar os estudantes sobre os cuidados com o patrimônio, que é para ser utilizado e conservado por toda a comunidade. O projeto pretende disseminar valores como o pertencimento, envolvimento, sustentabilidade, qualidade de vida, e ainda, prevenção a violência e criminalidade. A próxima apresentação será em 13 de setembro, na Escola Classe Guariroba, também em Samambaia.

Um passo no seu espaço

Para explicar o projeto para as crianças, foi criado o personagem de desenho animado chamado Dududuá. Ele é um simpático tamaduá filhote que conta a história de como a pracinha próxima a sua casa tornou-se o seu lugar preferido. Ele explica que a comunidade se uniu para transformar o local que estava abandonado e sujo. Com a união de todos, o espaço foi revitalizado e ganhou campo de futebol, parquinho e horta. 

 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.