Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - "Record TV nas cidades": confira a participação do MPDFT na edição de Taguatinga

Instituição levou serviços e orientação para a população

Neste sábado, 29 de junho, integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) participaram do "Record TV nas cidades". A edição deste mês aconteceu em Taguatinga, onde os moradores tiveram acesso ao atendimento da Ouvidoria, da Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação (Profide) e da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema).

O programa "Pai legal", desenvolvido pela Profide, foi um dos mais procurados. Pais e mães de crianças registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento receberam orientações sobre a importância do reconhecimento paterno e como recorrer ao Ministério Público para obter ajuda.

Desde a sua criação em 2002, o "Pai legal" já atendeu cerca de 80 mil pessoas. De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora da Profide, Renata de Salles Moreira Borges, em média, cerca de 200 crianças são registradas, por mês, sem o nome do pai na certidão no Distrito Federal.

Ela acrescenta que a presença do projeto em eventos de grande porte como o Record TV nas Cidades é uma importante forma de divulgação e de aproximação. “São milhares de crianças e adultos sem o nome do pai. A presença do MPDFT, em eventos como este, facilita para que o cidadão possa requerer seus direitos”, encerrou.

O autônomo Diego Rocha esteve no evento e aproveitou para abrir o processo e registrar seu filho de sete anos. De forma espontânea, em poucos minutos ele assinou a documentação e em 20 dias a criança terá uma nova certidão de nascimento. “Esse espaço aberto em minha vida foi preenchido, estou muito aliviado e agradecido. Foi tudo muito rápido, parabéns para toda a equipe”, concluiu.

Pela Ouvidoria, o público teve a oportunidade de consultar a situação de processos e registrar demandas. O promotor de Justiça e ouvidor do MPDFT, Libanio Rodrigues, destacou a necessidade de aproximação com a comunidade.

“Eu gosto muito dessa proximidade com a população, esse exercício para o promotor é muito gratificante, pois conseguimos acompanhar de perto nossas ações e auxiliar quem mais precisa. Sou de Taguatinga e vivi alguns anos aqui, por isso, falo com muita certeza que hoje vamos deixar bons frutos para a cidade”, concluiu.

Árvores nativas do cerrado

A Prodema, em parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), distribuiu mudas de espécies de árvores nativas do cerrado. Além disso, a promotoria apresentou aos visitantes o programa "Vira amigo", iniciativa institucional do MPDFT que reforça a bandeira da adoção de animais de estimação.

“Aproveitamos o evento para conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de olhar para os abrigos de animais. Além da conversa, entregamos uma cartilha com esclarecimentos sobre o tema”, explicou a promotora de Justiça e coordenadora da Prodema, Luciana Bertini.

Esta foi a quarta participação do MPDFT no "Record TV nas cidades". O evento ocorre no último sábado do mês em uma região administrativa do DF e oferece serviços à população como atendimentos de saúde, tratamentos estéticos e emissão de documentos.

Serviços oferecidos pelo MPDFT em Taguatinga:

Projeto "Pai legal" – Reconhecimento de paternidade.

Campanha "Vira amigo" – Campanha para incentivar e esclarecer sobre a adoção responsável de cães e gatos.

Projeto "Escutando o cidadão: diálogos com vítimas de delitos" – Espaço seguro e empático para que as pessoas possam falar sobre a experiência.

Ouvidoria – Qualquer cidadão pode solicitar informações ou providências, fazer reclamações, críticas, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços oferecidos pelo MPDFT, seus órgãos e serviços auxiliares.

 

01.jpg 02.jpg 03.jpg

04.jpg 05.jpg 0505.jpg

06.jpg 07.jpg 280.jpg

WhatsApp_Image_2019-07-08_at_19.49.08.jpeg equipe.jpg

 

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial