Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Som e fúria

Ivaldo Lemos Junior
Promotor de Justiça

Determinados postos são dotados de vasta parafernália para lhe conferir dignidade, relevância e até uma certa majestade. Vamos pensar no cargo de juiz. Imediatamente ao envergar a toga, seu titular passa a ser tratado por “doutor” (como advogado, já o era, mas não é a mesma coisa), “excelência” e “meritíssimo”. Dispõe de um gabinete com assessores (o quanto os assessores fazem o trabalho do chefe é matéria de curiosidade ou maldade públicas; isso depende de cada um mas, em todo o caso, a assinatura e a responsabilidade são deste e não daqueles), talvez motorista ou segurança. O garçom traz café, lanches, trata com rapapés, sentindo-se honrado por servir a autoridade, gabando-se disso com os vizinhos. E por aí vai.

Até aqui, está-se dentro de uma certa normalidade e a imensa maioria dos juízes, arrisco dizer, são indivíduos normais e encaram essa crosta litúrgica com naturalidade, sem internalizar que o esforço para passar no concurso público agora merece ser recompensado com paparicos, em vez de trabalho duro, atualização constante, enfrentamento de desafios e pressões, estigmatizações de quem não conhece sua atividade e muito menos sua pessoa, e tomada de decisões difíceis e até perigosas. 

Vejam este cenário: após passar várias horas do dia dando ordens que são ordinariamente acatadas por policiais, o juiz, voltando para casa na condução de seu carro, é abordado por um agente ou um militar que não sabe “com quem está falando”. Ele, então, é que está sujeito a obedecer ordens: mostrar documentos, responder perguntas etc. A inversão é repentina e não tão de fácil assimilação, existe um impulso de realocar as coisas, que parecem (eu disse “parecem”) estar de cabeça para baixo. Se o impulso não for reprimido, pode jorrar com violência, a ponto de chamar o policial de “analfabeto” e ligar para o seu chefe, desancando-o.

Jornal de Brasília - 9/9/2020

Todos os textos disponibilizados neste espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da instituição.