Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - A Regininha

Ivaldo Lemos Junior
Promotor de Justiça do MPDFT

Se você consultar o verbete 'vaporoso' em um dicionário respeitado, o Caldas Aulete, encontrará as definições que se insinuavam de maneira óbvia: 'impregnado de vapores', 'que contém vapores', 'que exala vapores'. Qualquer coisa, para resumir, que tenha alguma coisa a ver com vapor é vaporoso. Vaporoso também se aplica a vestido, ou melhor, a vestidinho: vestidinho vaporoso é aquele que 'tem leveza e transparência; extremamente delicado', segundo Aulete.

Permitam-me discordar dos termos 'transparência' e 'extremamente'. Vestidinho vaporoso é levinho, sim, gostoso, mas não precisa ser transparente, decotado ou curto, não é necessariamente provocante nem escandaloso. Tampouco precisa ser 'extremamente' delicado. 

O advérbio em questão combina mais com o adjetivo 'vaporoso' do que com o 'delicado'. É uma evolução em termos de conforto em relação àquelas peças antigas, armadas, complicadas, que precisavam da ajuda de uma mucama para se colocar e se tirar.


Alguns homens preferem mulheres trajadas de vestidos, mais ou menos vaporosos, ou então blusa e saia, num estilo bem feminino, em vez de calças compridas, particularmente jeans, e mais particularmente ainda jeans rasgados. Antigamente mulheres não podiam entrar em tribunais usando calças, então chamadas 'calças masculinas'. Esse costume foi abrandado mas um mínimo de circunspeção indumentária subsiste. 


Acho que a mulher consegue entrar em tribunais em jeans com furos profusos e profundos; se o segurança se amofinar, ela pode fazer escândalo, chamá-lo de misógino e pronto. Caldas Aulete ensina que vaporoso significa ainda 'sutil, pouco compreensível', 'cheio de vaidade', 'excessivamente magro', 'fantástico, inacreditável, incrível'. Vestidinhos vaporosos também podem ser algumas dessas coisas, sutis, cheios de vaidade, fantásticos e, quem sabe, pouco compreensíveis.

Jornal de Brasília - 15/7/2020

Todos os textos disponibilizados neste espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da instituição.