Portal Direito e Saúde do MPDFT

Direito MPDFT Saúde

Revista Pan-Americana de Saúde Pública abre espaço para publicação científica

Profissionais e acadêmicos terão oportunidade de publicar artigo científico-técnico na Revista Pan-Americana de Saúde Pública sobre o tema "Saúde do Homem". Os textos devem ser encaminhados até 19 de novembro de 2017. Serão aceitos manuscritos em espanhol, inglês ou português. 

Antecedentes e justificativa - Através do amplo espectro de enfermidades agudas e crônicas, as métricas gerais da saúde dos homens são substancialmente inferiores às expectativas, comparativamente com as das mulheres. Um relatório de 2012 da Organização Mundial da Saúde enfatizou que, em escala mundial, aproximadamente 52% de todas as mortes por Doenças Não Transmissíveis (DNTs) foram registradas para homens. Além disso, os homens manifestam maior probabilidade de morrer prematuramente por DNTs do que as mulheres, em quase todos os países. Em média, a expectativa de vida ao nascimento dos homens mantém-se atrás em cinco anos da das mulheres, e está previsto que o distanciamento global aumentará nos próximos 15 anos. Adicionalmente, existem, hoje, 27 países no mundo com expectativa de vida masculina abaixo dos 60 anos.

Tema principal e tópicos fundamentais - No geral, para que sejam considerados, os manuscritos devem mostrar um enfoque de saúde pública, abrangendo prevenção de doenças, programas de controle e estratégias, sistemas e serviços de saúde, prática em saúde pública, políticas de saúde pública, promoção da saúde e melhoria dos aspectos da saúde para os homens. Serão abordados os seguintes tópicos fundamentais (enumerados sem ordem específica):

1. Princípios básicos da saúde dos homens no contexto de gênero e medicação personalizada.

2. Saúde urológica, sexual e reprodutiva.

3. Saúde cardiometabólica. Doenças cardiovasculares constituem a causa principal de morte em todo o mundo, contabilizando mais de 17,3 milhões de mortes por ano em 2013 - um número que poderá aumentar para mais de 23,6 milhões até 2030.

4. Saúde mental. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, um entre cada cinco adultos sofre um problema de saúde mental por ano, com significativamente maior incidência e prevalência em homens.

5. Câncer. Esta matéria aceita artigos sobre as inúmeras evidências relacionadas aos tipos mais comuns de câncer nos homens, abarcando os de próstata, pulmão, colorretal, bexiga e pele. Tópicos desde prevenção de doenças até o impacto socioeconômico são bem-vindos.

6. Masculinidade. Construções sociais da masculinidade, em diferentes contextos culturais, implicam, por exemplo, na imagem de que o homem deve ser forte, corajoso, inconsequente, agressivo e não atento ao corpo ou à mente de outrem.

Clique, aqui, para mais informações.


Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

.: voltar :.