Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT lança projeto para reduzir a judicialização de conflitos durante a pandemia

MPDFT

Menu
<

Iniciativa também visa incentiva o diálogo e a solidariedade

mp solidario noticiaO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lança nesta segunda-feira, 15 de junho, o projeto "MP Solidário", que tem por objetivo a conscientização da sociedade sobre a importância da solidariedade e da cidadania para o gerenciamento dos conflitos surgidos durante e após a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), com ênfase na adoção de práticas autocompositivas para a resolução desses conflitos.

Numa série de ações que visam à aproximação com a sociedade do DF, neste momento de pandemia, a Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto) do MPDFT se propõe a disseminar a solidariedade e a vantagem da prática do diálogo. Neste contexto, de acordo com a vice-procuradora-geral de Justiça do DF e coordenadora do programa de Autocomposição no MPDFT, Selma Sauerbronn, a proposta é conduzir uma atuação institucional mais direcionada, a fim de ajudar a comunidade do DF a lidar com as aflições humanas.

“A partir das temáticas que serão abordadas, vamos fornecer aos cidadãos as ferramentas necessárias para que eles possam solucionar os conflitos. A iniciativa vai favorecer a aproximação entre o Ministério Público e a sociedade, pois diversas áreas da instituição serão inseridos na programação. Por fim, o projeto também possui um olhar interno, o que vai gerar mais integração entre nossas equipes”, afirmou.

A procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, também ressalta a importância da iniciativa para a prevenção da violência neste período. "Nossa Comunidade virtual vai ofertar cursos de gestão de conflitos, bem como informações sobre direitos, nas mais diversas áreas. Essas iniciativas estão voltadas especialmente para a gestão positiva das questões”, explicou. 

O "MP Solidário" está inserido no Programa Permanente de Incentivo à Política de Autocomposição (PPIPA) do MPDFT. Seu plano de trabalho está fundamentado em dois pilares, o primeiro é a publicação semanal de vídeos nos canais oficiais do MPDFT na internet, onde promotores de Justiça vão orientar a população sobre direitos e transmitir informações que possam ajudar os cidadãos neste período de pandemia.

“Por meio dessa e de outras ações, será possível a reflexão sobre o fato de que todo o sofrimento por nós suportado nestes meses sem fim, também significa a oportunidade que temos para forjar uma nova sociedade mais solidária e compassiva. Dessa forma, haveremos de incorporar a importância do cultivo desses valores fundamentais em nossas relações após a pandemia”, explicam os integrantes da Cauto.

A segunda etapa do projeto será lançada nesta quinta-feira, 18 de junho, momento em que o MPDFT coloca no ar a comunidade virtual aberta do "MP Solidário" na plataforma Moodle. No espaço, com a ajuda dos facilitadores da Cauto, os internautas poderão trocar experiências, informações e contar suas histórias relacionadas à gestão de conflitos. Também serão disponibilizados conteúdos relacionados à temática.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.