Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Entidades discutem fiscalização de terapia antidepressiva à base de cetamina

MPDFT

Menu
<

Substância anestésica tem sido utilizada em procedimentos de estimulação magnética transcraniana (EMT) e eletroconvulsoterapia (ECT)

Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), do Conselho Regional de Medicina (CRM) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reuniram-se, nesta quinta-feira, 12 de dezembro, para discutir medidas de fiscalização do uso do anestésico cetamina. A substância, normalmente usada em procedimentos veterinários e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para anestesia, sedação e controle da dor, também tem sido empregada em terapias contra a depressão.

O grupo discutiu sobre a falta de estudos que comprovem os benefícios da cetamina para pacientes com transtornos psiquiátricos, e como o uso não aprovado do medicamento pode acarretar danos à saúde e até a morte. Durante o encontro, foram estabelecidas as medidas iniciais que serão adotadas pelas instituições envolvidas. Também está em análise a criação de uma força-tarefa para a fiscalização de clínicas.

Segundo o médico Rodrigo Avellar, assessor da Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-vida), o uso de medicamentos e insumos médicos não regulamentados tem grande impacto nos orçamentos de saúde, tanto pública quanto privada. “A parceria entre as instituições permite minimizar os danos e contribuir para uma agenda científica positiva dessa nova modalidade terapêutica, com lastro na medicina baseada em evidências”, afirmou.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.