Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Núcleo de Gênero promove roda de conversa com prestadoras de serviço da instituição

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Com o intuito de dialogar e refletir sobre gênero, violências e desigualdades com as prestadoras de serviço do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Núcleo de Gênero realizou nesta sexta-feira, 6 de dezembro, a roda de conversa “Desigualdades de gênero no cotidiano: vivências e enfrentamentos”. A atividade faz parte da campanha da ONU de 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que começou no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

As facilitadoras do encontro foram as representantes do projeto Promotoras Legais Populares, que é uma iniciativa da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Núcleo de Gênero (MPDFT) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo do projeto é capacitar mulheres em noções de direitos e cidadania, com foco nas questões de gênero e de direitos humanos, para atuarem como multiplicadoras do conhecimento adquirido.

Durante o evento de sexta, foram discutidos temas como controle dos corpos femininos, esteriótipos e desigualdade de gênero. As participantes também tiveram a oportunidade de conversar e trocar experiências sobre o assunto. A fim de abordar o tema sob o viés da arte, o grupo de poetizas Menos Pausa recitou poesias relacionadas ao tema mulheres e igualdade. Agora, a proposta é expandir a atividade para outras promotorias de Justiça.

Para a coordenadora do Núcleo de Gênero, promotora de Justiça Mariana Távora, “a roda de conversa, por ter um formato dialógico e reflexivo, propicia debates horizontais com aprendizado e trocas para todos (as), viabilizando maior apropriação do exercício da cidadania e da igualdade entre homens e mulheres trazida pela Carta Constitucional de 1988”.

Promotoras Legais Populares

O curso Promotoras Legais Populares no Distrito Federal existe desde 2005. As aulas são gratuitas e ministradas semanalmente, aos sábados, das 9h às 12h30, no Núcleo de Prática Jurídica da UnB, em Ceilândia. O curso tem duração de oito meses e ensina noções de Direito e cidadania para mulheres, com enfoque nos direitos humanos e no enfrentamento à violência doméstica.

Não há formação nem conhecimento prévio exigido. Os instrutores são representantes da sociedade civil, militantes do movimento de mulheres, estudantes e professores da UnB, além de promotores de Justiça do MPDFT. A próxima turma começa em fevereiro de 2020.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.