Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ministério Público obtém condenação de integrantes de grupo criminoso do Recanto das Emas

MPDFT

Menu
<

Crimes foram praticados em decorrência de guerra entre as quadras 802 e 804 da cidade. Um dos condenados, de apelido Roqueiro, é um conhecido criminoso na região, autor de, pelo menos, nove homicídios. Suas penas somam mais de cem anos

Nesta terça-feira, 29 de outubro, os jurados acolheram integralmente a denúncia do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) para condenar os réus Wesley Moura Rodrigues, conhecido como Roqueiro, e José Osmar Moura Xavier a 32 anos e 36 anos de reclusão, respectivamente, pelo homicídio de Kelvin Henrique Cardoso e pela tentativa de homicídio de Rafael Pereira de Almeida. Os crimes ocorreram em 2013 na Quadra 802 do Recanto das Emas.

Roqueiro é responsável por diversos crimes violentos na cidade. Dos mais de nove inquéritos que respondeu por homicídio, as penas ultrapassam a cem anos de reclusão. De acordo com o promotor de Justiça Luiz Humberto de Oliveira, o réu era líder de um grupo criminoso que atuava na região. “Além de homicídios, eram comuns roubos e furtos. Os crimes eram praticados com o objetivo de avançar territórios para o tráfico de drogas e abrir caminho para o cometimento de outros delitos violentos sem concorrência. Os valores arrecadados serviam para comprar armas e pagar advogados para o grupo. A mais nova condenação é uma resposta do sistema de Justiça para a sociedade”, explicou.

Os jurados acolheram as qualificadoras de motivo torpe e emprego de recuso recurso que dificultou a defesa das vítimas. Eles entenderam que o crime está relacionado à guerra existente entre as Quadras 802 e 804 do Recanto das Emas e que as vítimas foram surpreendidas em via pública enquanto conversavam com um grupo de conhecidos, sem que pudessem imaginar o repentino ataque.

Denúncia

Em 25 de junho de 2013, por volta das 23h, o réu Wesley, com o auxílio de José Osmar que dirigia o veículo no qual eles estavam, disparou diversas vezes contra Kelvin e Rafael. As vítimas estavam conversando com conhecidos na proximidade da residência de um deles, quando notaram que um veículo de cor escura deslocava-se pela quadra. Como não reconheceram o carro como de possíveis desafetos da Quadra 804, que têm notória rivalidade com os moradores da Quadra 802, permaneceram no local. Kelvin foi atingido na região torácica e faleceu no local do crime. Rafael não foi atingido em região letal, recebeu pronto atendimento médico e sobreviveu.

Processo: 2018.15.1.003031-2

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.