Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Foragidos da Justiça: fugitivo acusado de tentativa de homicídio é localizado no Maranhão

MPDFT

Menu
<

O projeto Foragidos da Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) localizou nesta quarta-feira, 22 de outubro, em Barra do Corda no Maranhão, Valdeci Cezostres da Silva, que era considerado fugitivo da Justiça do DF desde 2017, quando passou a responder pelo crime de tentativa de homicídio.

A localização de Valdeci foi conduzida pelo Setor de Diligências da Promotoria de Justiça do Guará. De posse das informações do acusado, um servidor do MPDFT passou a levantar as possíveis rotas de fuga e fazer contato com a família e com possíveis amigos do homem. Em determinado momento, se descobriu que ele estava morando em uma fazenda no município maranhense.

Com a certeza do paradeiro de Valdeci, o MPDFT informou para autoridades locais que existia um mandado de prisão em desfavor dele e a Polícia Civil do Maranhão realizou a prisão. Nesta quinta-feira, 23 de outubro, uma equipe da 4ª Delegacia de Polícia (Guará) deslocou-se ao Maranhão para providenciar o recambiamento de Valdeci para Brasília.

Valdeci é acusado de tentar matar um conhecido a marteladas no Guará. Na época, a vítima e o acusado dividiam o aluguel de um imóvel na cidade. Após desentendimento, Valdeci desferiu vários golpes na cabeça do outro morador da casa e fugiu.

De acordo com o idealizador do projeto Foragidos da Justiça, o promotor de Justiça Gladson Viana, a boa vontade da população em ajudar foi o diferencial desta captura. Além disso, ele acrescenta a importância da iniciativa para uma resposta efetiva à sociedade sobre o trabalho da Justiça.

“Lutamos para que esses crimes não caiam no esquecimento, por isso, empregamos todos os nossos esforços para oferecer a melhor resposta às famílias das vítimas. É preciso destacar que os demais parceiros do projeto, como a PCDF e polícias dos estados estão alinhados com o MPDFT para que este projeto cresça e consolide resultados ainda mais rápidos para a sociedade”, concluiu.

Projeto

O programa Foragidos da Justiça nasceu em meados de julho de 2018 no Guará, mas sua expansão e implementação nas demais Promotorias de Justiça do DF só ocorreu em agosto deste ano. 

Além da atuação do Setor de Diligências da instituição, o projeto conta ainda com a divulgação de cartazes, o compartilhamento de fotos dos fugitivos em redes sociais e o cruzamento de dados. Qualquer pessoa que tiver informação sobre os foragidos pode entrar em contato com a Polícia Civil (197) ou Ministério Público (127). O anonimato é garantido.

Os Promotores de Justiça interessados em participar da iniciativa, com a inclusão de informações sobre foragidos na página do projeto, devem entrar em contato com a Promotoria Criminal e do Júri do Guará e com o Núcleo do Júri e de Valorização da Vida.

No Guará, desde o lançamento da iniciativa, seis dos sete fugitivos da região já foram localizados e capturados. Vale ressaltar que todos são envolvidos em crimes contra a vida.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.