Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Estágio supervisionado promove interação entre MPDFT, Faculdades e alunos

WhatsApp Image 2019 09 19 at 14.57.37O programa de estágio supervisionado tornou-se uma opção para resolver o problema da falta de estagiários em diversas áreas do MPDFT. Em parceria com seis faculdades, além da Universidade de Brasília e da Universidade Católica, a instituição acolhe atualmente 24 estudantes que cumprem carga horária de quatro horas diárias durante um semestre.

Eles são alunos de direito, jornalismo, informática, serviço social e psicologia, mas o programa é aberto a todas áreas de formação. O estágio não é remunerado, porém representa uma vantagem para os alunos que não conseguiram espaço no mercado de trabalho e precisam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O processo seletivo também é diferenciado. Ao contrário do programa regular de estágio, neste caso, eles não precisam ser aprovados em seleção prévia. A instituição de ensino encaminha os alunos que necessitam de créditos para concluir o curso e o MPDFT faz a realocação de acordo com a demanda.

O acolhimento dos estudantes tem contribuído para reforçar o quadro funcional, mas cumpre também uma função social. Apesar do modelo de contrato ter previsão na lei de estágio (Lei 11.788/2008), é comum que coordenadores de cursos superiores encontrem dificuldade para acomodar os alunos em organizações públicas e privadas, situação que pode impedir ou atrasar a conclusão do curso acadêmico no prazo previsto.

“Essa parceria entre os cursos de graduação e as instituições é fundamental para inserir os alunos numa realidade de trabalho, onde as competências passam a ser exigidas. É o momento de desenvolver habilidades e conhecer colegas de profissão”, explica o professor Henrique Moreira, coordenador dos cursos da Faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília (Uniceub).

Além de ajudar na formação técnica dos universitários, a iniciativa garante a conquista do diploma e enriquece o currículo profissional. Essa é a avaliação de Diego Veiga, estudante do 7° período do curso de jornalismo do Uniceub, que iniciou estágio na Assessoria de Imprensa, no mês de agosto.

Para ele, que é cadeirante, além da oportunidade de aprendizagem, a instituição oferece mais uma vantagem, que é a acessibilidade. Ele explica que teve a chance de estagiar em outros lugares, mas as dificuldades de acesso aos edifícios tornaram-se um impeditivo. “O estágio é uma das etapas mais importantes da nossa formação, pois além de colocar o que aprendemos em prática, é o momento em que conquistamos segurança sobre nosso futuro. Aqui no MPDFT, eu consigo desenvolver meu trabalho com autonomia porque as instalações são acessíveis”, afirma.

Já a estudante do 10º período de psicologia da Universidade Paulista (UNIP), Juliana Sá Carvalho, que faz estágio no Setor de Análise Psicossocial da Promotoria de Justiça do Gama, explica’ que a experiência acrescenta muito em sua formação, pois somente no final do curso ela conseguiu uma oportunidade em sua área de formação. “O mercado está muito fechado, apesar das diversas tentativas, não tive outras chances como esta. Estou aproveitando esse momento para agregar novos desafios ao meu currículo e me qualificar”, diz.

A secretária de Gestão de Pessoas do MPDFT, Elaine Cristina Pinto, destaca que o diferencial da instituição é a diversidade de atribuições. Essa característica faz do órgão um dos melhores lugares para se estagiar no DF. “Aqui lidamos com temas que impactam diretamente a vida de todos. Por isso, independente da área de formação, ao estagiar no MPDFT o estudante consegue aprimorar suas referências e traçar um futuro para sua atuação profissional”, conclui.

Serviço

As unidades do MPDFT que tiverem interesse podem enviar solicitação de estagiário via sistema Tabularium ao Setor de Estágio e Voluntariado. É preciso informar a área de formação desejada e as atribuições que o estagiário vai desenvolver no departamento. O supervisor que acompanhará o estagiário deve possuir formação ou experiência profissional na área.

Instituições parceiras do MPDFT:

Universidade Paulista – UNIP
Universidade de Brasília – UnB
Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB
Faculdade Projeção (Sobradinho/Ceilândia)
Centro Universitário de Brasília – Uniceub
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

 

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.