Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT discute situação dos estádios de futebol do Distrito Federal

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC/MPDFT) atua na promoção da segurança

O procurador distrital dos Direitos dos Cidadãos (PDDC), José Eduardo Sabo, se reuniu na última terça-feira, 2 de setembro, com os seis promotores que atuam nas Promotorias de Justiça Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) para obter informações sobre a situação atual dos estádios de futebol do Distrito Federal. Uma recomendação será expedida para que as administrações regionais enviem, no início de cada semestre, os laudos das arenas, conforme prevê o Estatuto do Torcedor.

O Estádio Joaquim Domingos Roriz, conhecido como Rorizão, em Samambaia, não está apto a receber jogos, pois não tem laudos de funcionamento. O Estádio JK, no Paranoá, também não pode realizar eventos porque os laudos estão pendentes. Em relação ao Estádio Augustinho Lima, em Sobradinho, o Ministério Público aguarda resposta da Administração Regional sobre documentação dos eventos programados para o local.

O Estádio Elmo Serejo Farias, conhecido por Serejão está com o laudo de 2019 em dia. Toda a documentação foi encaminhada ao Ministério Público. Em relação ao Estádio Nacional, Eduardo Sabo informou sobre o acompanhamento que a PDDC tem feito das partidas de futebol realizadas no local. Ele mencionou o problema com as torcidas organizadas e as ações para coibir atos de violência. “Há uma grande preocupação com a segurança dos estádios no âmbito do Distrito Federal. Defendemos que seja definitivamente proibida a venda de bebidas alcoólicas nos estádio de todo o país”, afirmou o procurador, que também integra a Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).

Estádios do Distrito Federal

  • Adonir José Guimarães (Adonir Guimarães), em Planaltina: inaugurado em 19 de agosto de 1978, atualmente está em situação de completo abandono. Não tem nenhum dos quatro laudos necessários.
  • Antônio Otoni Filho (Cave), no Guará: inaugurado em 16 de abril de 1978, está fechado desde 2014. Não conta com nenhum dos quatro laudos necessários.
  • Augustinho Pires de Lima (Augustinho Lima), em Sobradinho: inaugurado em 13 de maio de 1978, o Estádio de Sobradinho recebeu partidas da Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense em 2019. Atualmente, tem apenas dois laudos de funcionamento: engenharia e vigilância sanitária.
  • Chapadinha, em Brazlândia: inaugurado em 5 de junho de 1970, passou por melhorias este ano, mas está fora do calendário de jogos em 2019. Não tem nenhum dos quatro laudos necessários.
  • Elmo Serejo Farias (Serejão/Boca do Jacaré), em Taguatinga: inaugurado em 23 de janeiro de 1978, o estádio tem sido constantemente utilizado e passou por melhorias recentes. O gramado também recebeu atenção especial. Conta com os quatro laudos necessários para receber partidas oficiais.
  • Joaquim Domingos Roriz (Rorizão), em Samambaia: reinaugurado em 30 de julho de 2017, o estádio tem vistorias agendadas e conta com apoio da administração para ficar apto. Tem apenas o lado de engenharia.
  • Juscelino Kubitschek (JK), no Paranoá: inaugurado em 12 de dezembro de 2002, está em fase de retirada dos laudos. Não tem nenhum dos quatro laudos necessários.
  • Mané Garrincha, em Brasília: reinaugurado em 18 de maio de 2013, é a arena mais moderna de Brasília. Tem os quatro laudos necessários.
  • Maria de Lourdes Abadia (Abadião), em Ceilândia: inaugurado em 17 de julho de 1983, é um dos mais utilizados pelo futebol local e foi sede da Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense em 2019. Não tem nenhum dos quatro laudos necessários.
  • Ninho do Carcará, no Cruzeiro: inaugurado em 8 de agosto de 2004, é utilizado apenas para o futebol amador, pois precisa de reformas. Não dispõe de nenhum dos quatro laudos necessários.
  • Vasco Viana de Andrade (Metropolitana), no Núcleo Bandeirante: não há registro exato da data de inauguração do estádio, que hoje se encontra em situação precária. Não tem nenhum dos quatro laudos necessários.
  • Walmir Campelo Bezerra (Bezerrão), no Gama: reinaugurado em 19 de novembro de 2008 após grande reforma, o Bezerrão será sede da Copa do Mundo Sub-17. A partir de 20 de setembro, estará sob cuidados do Comitê Organizador Local (COL). Tem somente o laudo da vigilância sanitária, válido até 21 de janeiro de 2020.

*Com informações do Portal Metrópoles

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.