Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT realiza primeira edição do "Projeto Paternar”

MPDFT

Menu
<

Projeto incentiva o tempo de convivência entre pais e filhos. Pais que não residem com os filhos são o público-alvo

A Promotoria de Justiça de Ceilândia promoveu a primeira edição do "Projeto Paternar” no último domingo, 25 de agosto. A ação tem como objetivo fortalecer o vínculo entre pai e filhos por meio da valorização e da ampliação do tempo de convivência. Pais de crianças entre 4 e 10 anos que não residem com os filhos são o público-alvo. A iniciativa utiliza a metodologia de círculos transformativos.

Os pais e as crianças tiveram uma manhã com jogos e brincadeiras. Os pais também participaram de um círculo transformativo, que possibilitou um contato inicial com a metodologia de trabalho e conhecimento das etapas seguintes do projeto.

Para a promotora de Justiça Denise Sankievicz, idealizadora da iniciativa, a primeira edição do "Projeto Paternar” foi positiva. “O distanciamento entre pais e filhos produz sequelas de ordem emocional e pode comprometer desenvolvimento sadio das crianças. Por isso, a afetividade e a solidariedade, elementos basilares da família, devem ser incentivados”, afirmou.

Círculos transformativos

Os círculos transformativos são um modelo de prática restaurativa que possibilita a criação de espaços de diálogos que permite a restauração de vínculos, inclusive familiares. Inspirados nos peacemaking circles, são definidos por Paulo Moratelli como “um processo estruturado de diálogo, com foco nas emoções e relações interpessoais, que cria um espaço seguro, capaz de sustentar diálogos difíceis sobre situações complexas e/ou conflitivas, em busca de definição consensual e prospectiva sobre a situação problema”.

Os participantes foram escolhidos por meio de questionários aplicados em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Ceilândia ou por seleção feita diretamente pelos promotores de Justiça. Foram convidados a participar do evento pais cujo convívio com os filhos mostrou-se superficial e também aqueles que mantêm vínculos mais fortes. O projeto possibilita que a experiência do efetivo exercício da paternidade possa ser compartilhada de pai para pai. Também foi solicitado o apoio das mães para garantir a participação das crianças.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.