Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Prodema defende política pública inclusiva para catadores de materiais recicláveis

MPDFT

Menu
<

Trabalhadores querem participação do Ministério Público nas discussões sobre o tema

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) acionará órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) para que retomem política socioeconômica inclusiva para os catadores de resíduos recicláveis. O tema foi discutido em reunião com a Central das Cooperativas de Material Reciclável do Distrito Federal (Centcoop) e a Rede Alternativa das Cooperativas do Distrito Federal realizada nesta terça-feira, 20 de agosto.

Os trabalhadores expuseram sua preocupação com a possível privatização dos serviços de coleta seletiva e de coleta convencional de resíduos domiciliares. A separação de materiais recicláveis pelos catadores e a coleta seletiva feita por cooperativas por contrato com o Serviço e Limpeza Urbana (SLU) ficariam prejudicadas, segundo eles, se a privatização for levada adiante.

Durante a reunião, outros assuntos ligados à gestão de resíduos sólidos foram tratados, como a desativação da área de transbordo em Sobradinho, onde atuam duas cooperativas; a recusa do SLU de entregar aos trabalhadores uma prensa adquirida com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa); a edição do Decreto Distrital nº 39.981/2019, que limita o tipo de transporte de resíduos que pode ser utilizado pelos grandes geradores; e a redução do volume de materiais recicláveis disponíveis para coleta após o fechamento do Lixão da Estrutural.

Outros dois temas preocupam os catadores: a edição da Portaria nº 274/2019 do Ministério do Meio Ambiente, que prevê o uso de incineração para recuperação energética dos resíduos urbanos, com impacto na fonte de renda dos catadores; e a inoperância do Comitê Gestor Intersetorial para a Inclusão Social e Econômica de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis do Distrito Federal (CIISC/DF).

Para o titular da 1ª Prodema, promotor de Justiça Roberto Carlos Batista, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sempre trabalhou para garantir a inclusão socioeconômica dos catadores. “Antes mesmo da Lei 12.305/2010, a atuação do Ministério Público viabilizou conquistas na estruturação de uma política para o setor”, afirmou. Desde a transição para a novo governo, a Prodema e a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão buscam obter o delineamento da política a ser adotada pela gestão atual, mas ainda não há definição sobre as medidas planejadas.

Leia mais

MPDFT participa de formatura de catadores em curso de empreendedorismo

Promotor de Justiça participa de entrega de galpão de reciclagem no SCIA

Audiência pública discute meio ambiente de trabalho dos catadores de resíduos sólidos

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.