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Nove escolas do DF participam de projeto do MPDFT. Iniciativa visa desenvolver ações de fortalecimento da cultura da ética. Instituição vencedora será premiada com R$ 15 mil, valor originário de multa de condenação por atos de corrupção

Alunos do 8º e do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 427 da Samambaia conheceram nesta segunda-feira, 19 de agosto, a primeira missão do projeto NaMoral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Eles fazem parte de uma das nove escolas que participam de atividades voltadas ao fortalecimento da integridade, ética e cidadania no ambiente escolar.

O NaMoral vai utilizar ferramentas inovadoras, principalmente de gamificação, que transforma o processo de aprendizagem em um jogo. O desafio será construir um ecossistema de integridade no ambiente escolar. Até o início de dezembro, as unidades de ensino participantes receberão sete missões e aquela que alcançar melhor resultado será premiada com R$ 15 mil para ser aplicado na escola. Os professores também ganharão bolsas de pós-graduação. Os vencedores serão conhecidos em 6 de dezembro em evento na sede do MPDFT. Os recursos da premiação são de multa de condenação por atos de corrupção.

Este primeiro encontro com os estudantes foi batizado de “Dia D”. Até o final de agosto, todas as escolas participantes vão conhecer a primeira missão. O desafio inicial é a criação de um avatar do herói da integridade que representará cada colégio, com nome, desenho e características do personagem. Os estudantes ainda deverão criar um perfil na rede social Instagram, onde serão postados os resultados das missões.

A promotora de Justiça Fernanda Molyna, voluntária do projeto e madrinha do CEF 427, falou aos estudantes sobre o objetivo do NaMoral, que é proporcionar a todos uma reflexão sobre a importância de se fazer boas escolhas na vida,

agir corretamente e correr atrás de seus sonhos com honestidade. Ela também deu exemplos dos atos de corrupção do dia a dia, como furar fila, colar na prova, comprar um celular mais barato, mas sem procedência. “A ideia é de resgate de valores. O famoso jeitinho brasileiro, que é sinônimo de obter vantagens e uma satisfação imediata, distorce os valores e causa prejuízos para toda a sociedade”, alertou.

Expectativas
A aluna Maria Eduarda Bessa, do 9º ano, é uma das selecionadas para representar o CEF 427. Ela conta que costuma conversar com os colegas sobre política e os casos de corrupção no Brasil. “Mas não são apenas os políticos que fazem coisas erradas, nós também fazemos e o projeto ajuda a abrir os olhos e melhorar o ambiente da escola”, completou. “A gente precisa falar mais de bons exemplos e de como combater a corrupção no nosso País, porque só falamos e escutamos sobre o que é ruim. O projeto é um incentivo a buscar ações positivas”, completou Misael Dassaiev, também do 9º ano. Eles estão entre os 30 alunos selecionados para representar a escola no projeto.

As escolas participantes também escalaram quatro professores para acompanhar os estudantes na realização das missões. Rosani da Silva Souza leciona Ciências no CEF 427 e acredita que, independente da premiação, a escola já sai ganhando por realizar ações para a disseminação de bons valores. “Já falamos em sala de aula da importância da integridade, o projeto vem para nos instigar ainda mais e promover trocas de experiências”, destacou.

 

Confira o calendário do “Dia D”, primeira fase do programa NaMoral nas escolas participantes:

19/8 – Centro de Ensino Fundamental 427 de Samambaia (CEF 427)
22/8 – Centro Educacional Darcy Ribeiro no Varjão
23/8 – Centro de Ensino Fundamental 3 de Planaltina (CEF 3)
23/8 – Centro de Ensino Fundamental 8 de Taguatinga (CEF 8)
26/8 – Centro Educacional 11 de Ceilândia (CED 11)
27/8 – Centro de Ensino Fundamental 102 da Asa Norte (CEF 102 Norte)
28/8 – Centro Educacional 308 do Recanto das Emas (CED 308)
29/8 – Centro de Ensino Lago Norte (Celan)
30/8 – Colégio Militar Tiradentes

 

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