Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ministério Público comemora o maior número de mulheres à frente da instituição

MPDFT

Menu
<

Evento marca chegada da 8ª mulher ao cargo de procuradora-geral em 2019 no Brasil

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), em parceria com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), promove nesta quarta-feira, 31 de julho, vernissagem da exposição “Caminhos para a criatividade: geometria construção” em celebração ao avanço da presença feminina nos espaços de liderança do Ministério Público.

O evento marca a chegada da oitava mulher à frente dos ministérios públicos no Brasil em 2019. De 1981 até hoje, 50 mulheres chegaram ao posto. O número é histórico, pois representa a maior quantidade de mulheres nesta posição, e foi conquistado na última sexta-feira, dia 12 de julho, quando a promotora de Justiça Carmelina Maria Mendes de Moura tomou posse como procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí.

A iniciativa também reconhece a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que foi a primeira mulher a comandar o Ministério Público da União, o Ministério Público Federal e o Conselho Nacional do Ministério Público.

Para a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Fabiana Costa, o evento é simbólico e traz à discussão a representatividade de mulheres nos espaços de poder. Ela recorda ainda que o Ministério Público do DF é um exemplo de respeito e equidade nas relações de trabalho.
“Mulheres ocupam metade dos postos de trabalho do MPDFT. Nossa instituição trabalha diariamente para garantir igualdade e equidade de gêneros, com critérios baseados na competência e na criação de oportunidades. No entanto, sabemos que esta não é a realidade do país e muito ainda precisa ser feito”, destaca.

Mulheres no MPDFT

No MPDFT, ao contrário da maioria dos órgãos públicos brasileiros, as mulheres ocupam atualmente 53% das funções gerenciais e 54% do total de funções. No quadro de analistas, 57% são mulheres. Nas posições mais elevadas, além da procuradora-geral de Justiça, merece destaque a vice-procuradora-geral de Justiça, Selma Sauerbronn, que já está em seu terceiro mandato, e o expressivo número de mulheres que compõem os núcleos de Direitos Humanos, Prisional, Cooperação Internacional, Gaeco, nas Assessorias Cível, Criminal e de Recursos Constitucionais.

Infelizmente, pesquisas indicam que o quadro do MPDFT não é regra em relação a outras instituições públicas e privadas. O Conselho Nacional do Ministério Público, atualmente, conta apenas com uma mulher: Raquel Dodge, que o preside. Os demais conselheiros são homens. Ao longo de 14 anos, apenas 6 mulheres ocuparam cargos de conselheira na instituição.
Segundo dados do IBGE, em 2016, no Brasil, 60,9% dos cargos gerenciais, públicos ou privados, eram ocupados por homens e apenas 39,1% pelas mulheres.
Em cargos eletivos, apesar da existência de cota mínima de 30% de candidaturas de cada sexo em eleições, estabelecida pela Lei 12.034, em 2017 as mulheres eram apenas 10,5% dos deputados federais em exercício. Esta proporção é a mais baixa da América do Sul. A média mundial de deputadas é de 23,6%.

Caminhos para a criatividade

A exposição "Caminhos para a criatividade: geometria construtiva" é realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e reúne desenhos, geometrização, abstração e construção de protótipos provenientes de trabalhos abstratos realizados por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB). A exposição está aberta desde o dia 24 de julho, tem classificação livre, é gratuita e aberta ao público.

A experiência da exposição com obras e trabalhos dos alunos da disciplina Geometria Construtiva, da UnB, não é recente. Na década de 1960, Athos Bulcão promoveu algo semelhante no Instituto Central de Artes da instituição. O evento se repetiu em 1990 e foi coordenado pelo professor Jayme Golubov.

O conteúdo da mostra é objeto da metodologia didático-pedagógica da UnB. Neste sentido, todas as obras surgiram a partir do processo de aprendizagem. A curadora do Espaço Cultural do MPDFT, Crygina Bandeira, explica que a disciplina Geometria Construtiva possui vasto apelo artístico. “A arquitetura é um campo multidisciplinar. Tem como base a matemática, a ciência, a tecnologia, a história e as artes. Na mostra, a geometria é tratada como importante exercício para especulação lúdica dos estudantes”, concluiu.

Serviço

Vernissagem Exposição "Caminhos para a criatividade"
31 de julho às 15h
Local: Espaço Cultural do MPDFT – Promotoria de Justiça de Brasília II, localizado no Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), Trecho 4, Lotes 6/8, (ao lado do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes)

{gallery}comunicacao/eventojulho{/gallery}

 

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.