Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Seminário internacional discute violência contra mulher

MPDFT

Menu
<

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sedia nesta quinta-feira, 27 de junho, o seminário internacional “Cooperação Brasil-Austrália na prevenção à violência contra a mulher”. A atividade é uma parceria do Núcleo de Gênero do MPDFT com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Embaixada da Austrália no Brasil.

Durante a abertura, a procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, ressaltou a importância da atuação conjunta e da troca de experiências. “Por meio do compartilhamento de perspectivas, métodos e ações é possível superar desafios de forma célere e chegar a respostas mais eficientes para a sociedade. É preciso trabalhar, de forma incessante, para promover a consciência de que o enfrentamento à violência contra mulheres é responsabilidade de todos”, afirmou.

Ela Wiecko, subprocuradora-geral da República, também sublinhou a importância do evento: “Este seminário alinha-se com as diretrizes da ESMPU de promoção de estudos com recorte de gênero e raça, de internacionalização, bem como de impacto social e institucional”.

Com o objetivo de identificar, desenvolver e compartilhar boas práticas e abordagens inovativas relacionadas à prevenção da violência contra a mulher, foram convidados especialistas do Brasil e da Austrália. Entre outros assuntos, foram discutidos os custos econômicos e sociais da violência doméstica e familiar; os programas para autores de violência; o papel das delegacias especializadas de atendimento à mulher no combate e na prevenção da violência de gênero; e políticas de prevenção à violência doméstica para mulheres com deficiência.

O orientador pedagógico do curso, promotor de Justiça Thiago Pierobom, falou da importância do Núcleo de Gênero e do diálogo entre instituições: “O enfrentamento à violência doméstica não pode ser feito por uma só instituição, mas de forma integrada”. Ele ainda destacou a importância do trabalho realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT, que teve sua estrutura ampliada para reforçar a atuação nessa área.

Do mesmo modo, a representante da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Lilia Nunes, abordou a relevância da construção do diálogo técnico e acadêmico entre instituições públicas e não governamentais e da atuação em parceria. Para Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres, a conexão entre os setores é fundamental para alcançar a igualdade de gênero. Ela ainda chamou atenção para alarmantes estatísticas segundo as quais, 40% dos feminicídios cometidos em toda a América Latina acontecem no Brasil.

Violência contra a Mulher

No final de 2018, a ONU classificou a violência de gênero como pandemia global. Apesar dos avanços obtidos pelas mulheres na defesa de seus direitos, esse tipo de crime ainda é um grave problema social. O Brasil é o quinto país com a maior ocorrência de feminicídios. Só no Distrito Federal, os registros cresceram 16% nos cinco primeiros meses de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado. O impacto desse problema é social, econômico e de saúde pública. Além do efeito específico da violência sentida, tais atos agravam o risco de doenças psicológicas e do uso abusivo de álcool e drogas.

O papel do Ministério Público é fundamental para mudar essa realidade. No Distrito Federal, são 44 promotorias de Justiça especializadas no tema, além do Núcleo de Gênero, que atua na formulação e na implementação de políticas públicas de promoção da igualdade de gênero, na conscientização sobre os efeitos pessoais e sociais da violência contra a mulher e no reconhecimento dos seus direitos e garantias.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.