Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Central Judicial do Idoso registrou mais de 100 casos de violência nos primeiros cinco meses do ano

MPDFT

Menu
<

De janeiro a maio, a Central Judicial do Idoso registrou 118 casos de violência contra a pessoa idosa. Em 2018, foram 246 registros. A violência psicológica é a mais recorrente

cartilha pessoa idosa imagem notaO Estatuto do Idoso define a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. Em 15 junho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. É importante aproveitar a data para refletir sobre as violências cometidas contra esse grupo. Para se ter ideia, de janeiro a maio de 2019, a Central Judicial do Idoso (CJI) registrou 118 casos de violência contra a pessoa idosa. Em 2018, foram 246 registros.

Os principais tipos de violência praticados contra os idosos atendidos pela CJI foram psicológica, com 31 casos, seguida de negligência, com 29, e financeira, com 26 ocorrências. Agressões físicas foram identificadas em 17 registros, abandono em 14 e a autonegligência em 1. “Precisamos sensibilizar a sociedade, bem como os organismos governamentais e não governamentais, para a importância da construção de uma cultura de respeito aos idosos”, destaca a promotora de Justiça da Pessoa Idosa Maércia Correia de Mello.

Direitos, dicas e informações

Por entender que a efetivação de direitos requer a disseminação de conhecimento, a CJI elaborou uma cartilha para consolidar a rede de apoio e de proteção à pessoa idosa no Distrito Federal. A publicação traz informações sobre direitos dos idosos, tipos de violência, cuidados importantes, além de contatos da rede de proteção: unidades de saúde, assistência social, atendimento jurídico, segurança e órgãos que atuam em defesa dos direitos da pessoa idosa.

A cartilha será lançada no próximo dia 19 de junho, no II Fórum de debates sobre violência contra a pessoa idosa – ausência também é violência. O evento será realizado no Teatro Paulo Autran, no Sesc de Taguatinga Norte.

Central Judicial do Idoso

É um projeto pioneiro do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) que oferece um atendimento integrado à pessoa idosa. O objetivo é garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover articulação com instituições para atendimento de demandas e assessorar autoridades.

A CJI também desenvolve campanhas educativas, realiza e fomenta pesquisas, estatísticas, seminários e fóruns para conhecer e avaliar a situação do idoso no Distrito Federal. A unidade funciona no 4º andar do Bloco B do Fórum de Brasília e o atendimento é das 12h às 18h. O telefone de contato é: 3103 7609. Para saber mais sobre a Central do Idoso, clique aqui.

Leia mais

Campanha do Ministério Público nas redes sociais alerta sobre a violência contra a pessoa idosa

Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa revela o perfil das denúncias do Distrito Federal

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
 

.: voltar :.