Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Doação de Teatro Perdiz será oficializada no MPDFT nesta segunda-feira (3/6)

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Reinaugurado em 2015, o espaço onde funciona o Teatro do Perdiz terá a doação oficializada em nome da filha do idealizador

Mais um ato fortalece a cena cultural de Brasília: a assinatura definitiva da escritura do lote doado para o Teatro do Perdiz, nesta segunda-feira, 3 de junho, às 17 horas. Em 2015, as novas instalações foram inauguradas, na 710 Norte. O local onde essa história começou, a oficina mecânica de José Perdiz, era uma área pública ocupada indevidamente e com estrutura precária. Com a mediação da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), o impasse foi resolvido com o compromisso de doação de um terreno e construção do novo teatro.

Para a assinatura do documento, foi condicionado ao donatário receber ao menos doze espetáculos artísticos por ano, sob pena de que o imóvel retorne para a posse das empresas doadoras. Perdiz também fez um pedido, que a escritura seja no nome da filha, em virtude de sua idade avançada. Representantes da empresa Ipê-Omni e da Empresa Cidade Empreendimentos Imobiliários, doadores do lote e responsáveis pela construção da nova estrutura farão doação a Julia Karla Perdiz.

O promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural Roberto Carlos Batista considera que “a transferência da propriedade consagra a vitória da cultura, reivindicada pelos artistas da cidade e pelo próprio Perdiz, que há mais de 40 anos se sensibilizou com a arte e cedeu espaço em sua oficina mecânica para ensaios e apresentações. Merecem o reconhecimento, as empresas doadoras, a classe artística da cidade e o senhor José Perdiz. Em tempos de difícil valorização da arte, iniciativas como essas são dignas de registro”.

Impasse
Desde 2002, o MPDFT acompanha a situação do Teatro Oficina Perdiz. Na época, a Prodema iniciou uma investigação para analisar a importância do espaço e de suas atividades como patrimônio cultural, as condições mínimas de segurança e a ocupação do terreno. O local funcionou por 38 anos em área pública, na 708 Norte.

O impasse foi resolvido em 2008, por intermédio do Ministério Público, que reuniu instituições ligadas ao setor cultural e à ordem urbanística no âmbito federal e do DF em busca de soluções. O terreno foi doado pelas empresas Ipê Omni e Empresa Cidade Empreendimentos Imobiliários (antiga Cecin Sarkis), que adquiram o lote e edificaram as instalações.

Em 2015, o novo espaço, localizado na quadra 710 Norte, foi inaugurado. O teatro tem capacidade para até 80 pessoas, espaço para o palco e máquinas da oficina. As regras de acessibilidade e segurança impostas pelo Corpo de Bombeiros foram respeitadas. Além disso, o andar superior foi reservado para a residência de José Perdiz, que hoje tem 87 anos.

Leia mais:

MPDFT comemora reinauguração do Teatro Oficina Perdiz

Reunião define data para reabertura do Teatro Oficina Perdiz

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.