Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT participa pela primeira vez do Record nas Cidades

MPDFT

Menu
<
 Iniciativa visa aproximação com o cidadão e divulgação de projetos institucionais 
  
190330 ceilandia aniversario ed 0167 resizedIntegrantes do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios participaram no último sábado, 30 de março, da edição do Record TV nas Cidades, que ocorreu em Ceilândia. O estande do MPDFT no evento contou com atendimento da Ouvidoria e divulgação dos projetos Escutando o Cidadão e Promotoras Legais Populares. Cerca de 40 pessoas foram atendidas por servidores da Ouvidoria do Ministério Público.
As manifestações dos cidadãos abordaram, principalmente, segurança pública, saúde e direitos do consumidor. Os presentes também aproveitaram para consultar a situação de processos em que estão envolvidos. Além disso, foram realizadas mais de 500 abordagens para explicar o projeto Escutando o Cidadão e preenchidos 25 cadastros de pessoas interessadas em participar das reuniões, que acontecem na Promotoria de Ceilândia. A ação foi conduzida pelas idealizadoras do projeto, as promotoras de Justiça Anna Bárbara Fernandes e Jaqueline Gontijo, que concederam entrevista sobre o assunto. Estima-se que 40 mil pessoas tenham passado pelo evento, na Praça da Administração Regional de Ceilândia. 
 
A participação do Ministério Público é resultado de parceria celebrada em março entre o MPDFT e a Record TV Brasília. O Record nas Cidades ocorre no último sábado do mês em uma região administrativa e oferece serviços à população como atendimentos de saúde, tratamentos estéticos e emissão de documentos. Há também apresentações culturais. “A ideia é que iniciativas como esta sejam estendidas a outros veículos e ações sociais que manifestarem o interesse em ter o MPDFT como parceiro”, destacou o assessor de políticas institucionais, Georges Seigneur, que foi à ação representando a procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa. 
 
Para Fabiana Costa, o evento permite aproximar o MPDFT dos cidadãos e viabilizar uma comunicação mais atenta às necessidades da população. “Trata-se de mais uma forma de dar visibilidade aos projetos da Casa e facilitar o acesso da população a essas ações”, explicou Fabiana. As próximas edições do Record TV nas Cidades serão em São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga, em abril, maio e junho, respectivamente, conforme calendário abaixo. 
 
Projeto Escutando o Cidadão
 
O projeto “Escutando o cidadão: diálogos com vítimas de delitos” oferece às vítimas de crimes um espaço seguro e empático para que possam falar sobre a sua experiência. A iniciativa também busca informar sobre o funcionamento da Justiça Criminal e a importância da participação no processo judicial. Oferece ainda orientação sobre a rede de proteção disponível e encaminha as vítimas para atendimento.
 
Promotoras Legais Populares
 
O projeto, parceria entre o Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT, a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), oferece cursos gratuitos de formação de mulheres em noções de direitos e cidadania, com foco nas questões de gênero. O projeto está presente em diversos países da América Latina. No Brasil, teve início em 1992, em São Paulo. A 15ª edição terá início em 6 de abril. As inscrições podem ser feitas no local do curso, no Núcleo de Prática Jurídica da UnB, em Ceilândia – CNN 1 Bloco E, sobreloja. O curso tem duração de oito meses, sempre aos sábados, das 9h às 12h30.
 

;

 

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
 

.: voltar :.